Inaugurada em 28 de fevereiro de 1643, sob a administração do príncipe holandês Maurício de Nassau, a Ponte foi a primeira construída em madeira sobre o Rio Capibaribe e a primeira de grande porte no Brasil.
Esse tipo de fundação é utilizado em obras que precisam suportar cargas elevadas, como na construção de pontes, viadutos e edifícios de grande porte, em áreas com dificuldade de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas.
O tubulão a céu aberto é uma escavação profunda, cavada de forma manual ou mecânica com equipamentos de perfuração, onde operários descem para alargamento da base ou limpeza do fundo, essa fundação serve para solos bastante rijos.
Foram os Romanos que usaram os arcos pela primeira vez, para a construção de pontes e aquedutos, e até hoje ainda podemos ver estas construções. Também foram os Romanos os primeiros a usar o cimento, o que permitiu uma melhor sustentação em suas obras.
Grande Ponte Danyang-Kunshan
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek foi construída a partir de um projeto audacioso de Alexandre Chan. Assim, ele criou três arcos que sustentam a ponte por meio de cabos de aço e três tabuleiros tendo, cada um, vão de 240 m. ...
Brasília
63 m
1.
2000
15 de dezembro de 2002
O dinheiro gasto com a ponte rendeu muita polêmica durante sua construção. Inicialmente orçada em R$ 40 milhões, ela saltou para R$ 160 milhões em menos de quatro anos. A ponte JK, que interliga o final do Lago Sul ao Plano Piloto, foi idealizada para encurtar distâncias e acabar com congestionamentos.