Nesse sentido, a escola se torna responsável pela socialização de valores pertinentes ao reconhecimento e respeito às diferenças dentro da sociedade, pois é tida como o local de excelência para a apreciação das diversas formas.
INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE NOS GÊNEROS Ou seja, as características sexuais são representadas de forma diferentes de acordo com a construção social. E tal construção faz parte do processo histórico. Os sujeitos são influenciados desde os verdes anos por representações de gêneros que vão moldar arranjos sociais.
As desinformações acabam gerando uma espécie de fake news na Educação em relação ao que é gênero e qual é a proposta de discussão do tema, propagando ideias falsas e mitos. Estes mitos desqualificam o debate nas escolas e atuam no imaginário dos pais, gerando medo e repulsas.
Igualdade de gênero é um conceito que define a busca por equivalência social entre homens e mulheres, ou seja, mesmos direitos, deveres, privilégios e oportunidades de desenvolvimento....
Como educar crianças para um mundo com igualdade de gênero
Em seu artigo 1º, a norma determinava: “Fica terminantemente proibida à grade curricular da rede municipal de ensino e da rede privada a disciplina denominada ideologia de gênero, bem como toda e qualquer disciplina que tente orientar a sexualidade dos alunos ou extinguir o gênero masculino e/ou feminino como gênero ...
Para o líder religioso, a 'ideologia de gênero' é um ataque contra a criação de Deus, contra o homem e a mulher'. O papa Francisco criticou a "teoria do gênero" em um livro-entrevista publicado na Itália nesta terça-feira (11). ... É o ataque contra a diferença, contra a criação de Deus, contra o homem e a mulher".
“Ideologia de gênero não existe. Seria uma ideia de que escolas estariam tentando transformar as pessoas em gays. As pessoas não viram gays", afirma. Segundo Costin, a Base Nacional Comum Curricular do MEC não menciona a identidade de gênero, mas também não a proíbe.
A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das ideias. Posteriormente, concluíram que esta palavra ganharia um sentido novo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".
Às vezes, estudos de gênero são definidos como conjunto ao estudo da sexualidade humana. Essas disciplinas estudam gênero e sexualidade nos campos da literatura, língua, geografia, história, ciência política, sociologia, antropologia, mídia, desenvolvimento humano, direito, saúde pública e medicina.
Unesco defende a importância do ensino de gênero e sexualidade nas escolas. ... “A eliminação das desigualdades de gênero é determinante para a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa. Todos os estudantes têm o direito de viver e aprender em um ambiente livre de discriminação e violência”, disse.
Estudar Gênero significa estabelecer um recorte sobre aspectos da realidade social existente – no presente e/ou no passado – que têm como peça fundamental a organização de papeis sociais baseada numa imagem socialmente construída acerca do que foi consolidado como sendo masculino ou feminino por exemplo.
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.