Itinerante é um termo com origem no latim cujo significado está relacionado com o ato de se deslocar constantemente, de percorrer itinerários, de viajar. ... O termo é associado a tudo aquilo que pressupõe uma mudança constante de lugar.
São considerados em situação de itinerância crianças, adolescentes e jovens pertencentes a grupos sociais que vivem em tal condição por motivos culturais, políticos, econômicos, de saúde, tais como: ciganos, indígenas, povos nômades, trabalhadores itinerantes, acampados, circenses, artistas e/ou trabalhadores de ...
As Escolas Itinerantes são escolas que adotam uma pedagogia diferenciada da escola tradicional e são ligadas ao Movimento de trabalhadores rurais Sem-Terra (MST).
O professor itinerante trabalhava como um elemento facilitador da inclusão. Auxiliava o professor regente a incluir a criança com necessidades educacionais especiais na atividade que havia elaborado ou fazia orientações sobre equipamentos ou estratégias facilitadoras para o trabalho.
Agricultura itinerante é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em derrubar a vegetação existente e depois realizar a queima das raízes (coivara), para dar início ao cultivo tradicional, para então seguir com o destocamento e semear a terra.
Por definição, plantation é o nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo.
As principais características do sistema plantation são: Monocultura: plantação de um único produto agrícola em grandes quantidades, sobretudo de produtos tropicais. ... Mercado Externo: a produção dos produtos cultivados no sistema plantation eram voltados para enriquecer o mercado externo, ou seja, para a exportação.
Resposta: Plantation é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava. Foi bastante utilizado na colonização da América, principalmente no cultivo de gêneros tropicais e é atualmente comum a países subdesenvolvidos.
Características. A primeira característica da economia de plantation é a monocultura. Nesse sistema, são produzidas grandes quantidades de um só produto que se adapta muito bem ao solo e ao clima da região. Os produtos cultivados por meio da economia de plantation no Brasil são cana-de-açúcar, café, entre outros.
A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domínios. Cabia-lhe dar proteção à família, recebendo, em troca, lealdade e deferência.
As chamadas colonias de exploração são localidades ( terras) , as quais uma metrópole chega com a finalidade de colonizar e explorar algo de valor existente na colonia, o objetivo de colonizar é justamente explorar recursos, conseguir trabalho escravo e conquistar as grandes propriedades.
Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros).
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.
Resposta. A colonização que ocorreu no território brasileiro foi a de exploração, na qual a metrópole(Portugal) explorava as riquezas da colonia (Brasil) , em busca de enriquecer Portugal , diferente da colonização nos EUA que foi baseada no estilo de povoamento, o que explica ,em parte, as grandes diferenças atuais.
As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil.