Normalmente os vírus de plantas são disseminados na natureza por diferentes organismos vetores, sendo que os insetos formam o mais importante grupo. Ácaros, nematoides, fungos (ex. zoóspo- ros de Olpidium brassicae) e protozoários do solo (ex. plasmodioforomiceto Polymyxa graminis) também podem dispersá-los.
Resposta. A imensa maioria dos vírus de plantas tem como material genético o RNA e não possui envelope, mas existem vírus não-envelopados de DNA e vírus envelopados de RNA. Já o vírus de animais podem ser de DNA ou de RNA, envelopados ou não.
Transmissão - O vírus é disseminado pelo material propagativo infectado (mudas, estacas ou gemas) e pela enxertia.
Doenças causadas por bactérias mais comuns
Stress, depressão, surdez, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, insônia (dificuldade de dormir), aumento da pressão arterial, AVC, cansaço, medo, gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, taquicardia, redução da libido, arritmia, desequilíbrios dos ...
7 doenças transmitidas pelo solo contaminado e o que fazer
O solo pode se tornar fonte de doenças de diversas maneiras: ao ser contaminado por despejos industriais e agrícolas; servir de abrigo para microrganismos patógenos; ser usado para descarte de lixo doméstico ou hospitalar; atividades de urbanização, pecuária, mineração, aterros sanitários, agrotóxicos etc./span>
Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).
As doenças transmitidas pelo solo contaminado são causadas principalmente por parasitas, como no caso da ancilostomíase, a ascaridíase e a larva migrans, por exemplo, mas também pode estar relacionada com bactérias e fungos que podem permanecer por muito tempo no solo e causar doença principalmente em pessoas com o .../span>
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Para saber se a sua área está cadastrada como contaminada, acesse o Relatório de Áreas Contaminadas do Município de São Paulo. Para obter um conhecimento preciso sobre o cadastro do imóvel, você deve se dirigir à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e autuar um Processo Administrativo de Consulta Prévia./span>
Uso de pesticidas, herbicidas e inseticidas Essas substâncias são absorvidas pelo solo, contaminando as plantações que crescem ali. O consumo posterior desses vegetais pode causar sérios danos à saúde humana e de animais. Outro problema é a redução da fertilidade do solo contaminado.
Para realização das análises de solos são feitas perfurações em locais estratégicos do empreendimento, avaliados previamente e instalados poços de monitoramento, de acordo com a norma ABNT NBR 15495 (parte1: Construção de Poços de Monitoramento e parte2: Desenvolvimento de Poços de Monitoramento).
Nesse sentido, podemos elencar três tipos principais de poluição urbana a serem combatidos ou reduzidos: a poluição do ar, a poluição hídrica e a poluição e degradação dos solos.