O brincar de amarelinha propicia o desenvolvimento de muitas habilidades e em especial as da matemática: noções de números, medidas e geometria, contagem, sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, além da avaliação de distância, avaliação de força, localização espacial, percepção ...
A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.
A amarelinha é uma das atividades mais importantes que compõem os planejamentos dessa fase, pois desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar em um pé só. Além desses, é uma excelente oportunidade para se trabalhar com regras, que deverão ser combinadas antes, com o grupo de participantes.
Pelo menos um mérito, porém, ninguém jamais vai tirar dos espanhóis: ainda no século XV, muito antes de transformarem em tática de jogo a roda de bobo, eles já tinham criado a própria palavra bobo – derivada, provavelmente, do latim balbus, “gago, tartamudo”, de onde saiu também nosso verbo balbuciar.
Jeito de brincar Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar "alerta" as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.
A brincadeira é simples: uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.
Ao pegar a bola o jogador deve gritar: “Alerta”. ... O jogador com a bola pode dar três saltos e tentar 'queimar' alguma outra criança. Se conseguir, quem foi atingido fica à frente da fila com a bola na mão. Caso contrário, ele mesmo deve ficar à frente da brincadeira.
Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar!
O Instituto Terramar é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos de caráter socioambientalista. Seu objetivo social é contribuir para a Justiça Ambiental na Zona Costeira do Ceará.
Brincadeiras indígenas
Como jogar: Vire as cartas para baixo, embaralhe e espalhe pela mesa. Cada jogador deverá levantar duas cartas de uma vez, tentando encontrar o par. Se a segunda carta virada for diferente da primeira, o jogador deverá devolver as duas, com o desenho para baixo, e passar a vez.
Cada participante deve, na sua vez,virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte.
Você pode distribuir os cartões de memória e coloque três pares de cartas virados para baixo em uma mesa. Peça a criança para virar o primeiro cartão e falar o que ela vê. Depois, peça para ela virar o próximo cartão. Se o cartão é idêntico ao primeiro, ele pode ficar com os dois e marca um ponto.
Para fazer o jogo da memória artesanal, trabalhe o papel machê formando quadrados do mesmo tamanho e em seguida, pinte com tinta de papel um par de desenho nos quadrados até preenchê-los. Não vale repetir o desenho, por exemplo, duas casas, dois corações, etc.
Passo a Passo do Jogo de Memória:
Informar às crianças que as fotos estão sendo tiradas para confecção do jogo da memória. Recortar as fotos e colar na cartolina mostrando para as crianças conforme forem ficando prontas. Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga.
Jogo da Memoria de Animais (40 pecas) - Jott Play Uso: A criança espalhará o jogo sobre a mesa com as figuras viradas para cima. Numa etapa inicial, procurará os pares classificando-os. Em etapa avançada, poderá voltar as figuras viradas para baixo que são pinçadas uma a uma formando os pares.
Acredita-se que esse jogo é muito antigo e que era praticado pelos povos do Antigo Egito, mas para muitos acredita-se que o jogo da memória teve a sua origem na China, e que mais uma vez eles demonstraram que são excelentes nas técnicas de raciocínio e memorização.
O "Jogo da Memória" é um jogo muito divertido que você já deve ter jogado na "vida real", com cartas de papel de verdade. O jogo tem esse nome porque a principal habilidade necessária é a sua memória - o quão bem você consegue lembrar a posição das peças. ... Quando o jogo começa, todas as peças estão voltadas para baixo.
O jogo da memória é um jogo clássico! Foi criado na China, no século XV. Ele é formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas. Cada figura se repete em duas peças diferentes.
O objetivo do jogo é memorizar imagens rapidamente, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, principalmente para crianças, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas. Com regras muito simples, pode ser jogado por crianças de todas as idades.
Com o jogo da memória, se obtêm benefícios como a capacidade de desenvolver habilidades de concentração, autonomia e confiança. Sabemos também que um dos maiores desafios do dia a dia do professor é transformar o aprendizado em uma tarefa lúdica, especialmente no caso dos pequenos alunos.