Equipe Oncoguia A parte superior do esôfago tem uma área especial de músculo que se afrouxa abrindo o esôfago quando sente a presença de alimentos ou líquidos. Este músculo é denominado esfíncter esofágico superior. A parte inferior do esôfago que se liga ao estômago é denominada junção gastroesofágica.
O esôfago, em um corte transversal apresenta as seguintes camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
Formação. De modo geral, o esôfago é formado pelos mesmos tecidos que o restante do trato digestivo. Ele é revestido por epitélio não queratinizado (ou seja, possui células que não contém queratina, portanto são permeáveis) e protegido por muco de glândulas situadas em sua parede.
Tem mais depois da publicidade ;) Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.
Assim como nas veias, as artérias são compostas por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. As artérias garantem que todo o corpo receba sangue rico em oxigênio. Veja a seguir algumas características dessas camadas: Túnica íntima: é a camada mais interna dos vasos sanguíneos.
Artérias e arteríolas As artérias se ramificam em vasos cada vez menores que, finalmente, tornam-se extremamente pequenos e passam a denominar-se arteríolas. As artérias e arteríolas têm paredes musculares que ajustam o seu diâmetro para aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma zona específica do corpo.
Vênulas e veias O sangue flui dos capilares para veias muito pequenas, denominadas vênulas e, depois, passa para as veias que o conduzem de volta ao coração. As veias têm paredes muito mais finas do que as artérias, em grande parte porque a pressão nas veias é muito mais baixa.