A palavra "livro" tem origem no latim. Vem de "líber", que era o nome dado à membrana que existe debaixo da casca das árvores. Uma espécie de papel primitivo era feito com essa membrana. O nome usado no inglês, "book", também tem a ver com árvore.
A palavra livro provém do latim liber, um termo relacionado com a cortiça da árvore. Um livro é um conjunto de folhas de papel ou de qualquer outro material semelhante que, uma vez encadernadas, formam um volume. De acordo com a UNESCO, um livro deve conter pelo menos 50 folhas.
Resposta. Isso significa que você não guarda e nem esconde nenhum segredo de ninguém. Tudo de sua vida é de conhecimento dos outros.
A importância do livro didático como instrumento de ensino se deve ao fato de ele ser um facilitador no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. ... Além disso, esse material representa uma fonte confiável de consulta, tanto para os docentes quanto para os alunos e as suas famílias.
O livro didático permite uma ampliação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, o material é utilizado como uma forma de aprofundamento e complemento de ensinamentos transmitidos pelo professor.
A tarefa de avaliar o conteúdo do livro e sua adequação ao trabalho pedagógico, leva o professor a refletir sobre sua prática, a ampliar os seus questionamentos e inquietações e, consequentemente, a desenvolver uma maior autonomia pedagógica em relação ao que editoras e PNLD apresentam como caminho a seguir.
Visto dessa forma, o livro didático é um dos grandes responsáveis pela constituição de um conhecimento específico da História que, possivelmente, será entendido como verdadeiro e legítimo pela maior parte das pessoas comuns, já que foi transmitido pelos manuais ao longo da vida escolar das crianças e jovens.
Um bom material didático deve motivar a relação do aluno com os conteúdos escolares, auxiliando-o a pensar por conta própria e, além disso, criar condições para que ele diversifique e amplie suas fontes de informação.
Para o material didático tem uma função determinante na construção do conhecimento, além de, em alguns casos, ser o primeiro meio de contato do aluno com o curso (VELÁSQUEZ, 2009). Na EAD, “o material didático é o canal mais importante na comunicação com o aluno. Muitas vezes confunde-se até mesmo com o próprio curso”.
MATERIAIS DIDÁTICOS
O material didático dirige-se, simultaneamente, a professores e alunos e apresenta-se como elemento fulcral na produção, circulação e apropriação de conhecimentos decisivos para a qualidade do aprendizado, resultante das atividades escolares .
Na maioria, os professores inquiridos apresentam uma ideia de material didático como sendo qualquer material que auxilia o aluno na aprendizagem, ao agir como elemento motivador, desempenhando um importantíssimo papel nas aulas de Matemática por melhorar a compreensão dos conteúdos de forma motivante, permitindo ainda ...
Um bom material didático pode oferecer um caderno à parte para complementar o conteúdo transmitido. Nele, incluem-se atividades, jogos, exercícios, entre outros tipos de mecanismos de interação. Ele deve ser adequado, também, para a utilização em conjunto com o restante dos materiais pedagógicos.
Existe uma variedade de materiais digitais utilizados com fins educacionais para auxiliar a compreensão de um determinado conteúdo, entre os quais documentos de textos, apresentações de slides, fotografias, ilustrações, áudios e audiovisual.
São materiais de pesquisa, ensino e aprendizagem oferecidos de forma gratuita no ambiente virtual. Eles incluem conteúdos em qualquer formato de mídia, como textos, vídeos, games e aplicativos, além de ferramentas digitais que permitem criação, uso e compartilhamento de informações.
O Material digital na escola (apostilas, vídeos, jogos, links, fotos entre outros) podem ser aplicados em qualquer etapa no sistema de ensino.
Material didático é um instrumento pedagógico que serve como base, apoio e orientação ao aluno. Ele é como um manual de instrução sobre determinado assunto.
Os recursos didáticos compreendem uma diversidade de instrumentos e métodos pedagógicos que são utilizados como suporte experimental no desenvolvimento das aulas e na organização do processo de ensino e de aprendizagem. Eles servem como objetos de motivação do interesse para aprender dos educandos.
Recurso pedagógico, nesse sentido, é o que auxilia a aprendizagem, de quaisquer conteúdos, intermediando os processos de ensino-aprendizagem intencionalmente organizados por educadores na escola ou fora dela.
A principal diferença entre o livro didático e o livro paradidático diz respeito aos seus objetivos e suas funções no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o livro didático pretende trabalhar vários conteúdos de uma disciplina, o paradidático é responsável pelo aprofundamento desses conteúdos.