Resposta. Resposta: O discurso direto e indireto e o indireto livre são mais comuns de serem vistos de modo contextualizado, ou seja, dentro de textos narrativos.
O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
É comum no uso do Discurso Direto: * 1 ponto a) Utilização de “verbos de elocução”, ou seja, aqueles que têm relação com “dizer”, como: falar, indagar, perguntar etc.. b) Sinais de pontuação como: travessão, interrogação, aspas, exclamação, dois pontos.
Ao adotar o discurso direto, o texto tem como efeito a opinião do próprio personagem a respeito de um assunto. ... No discurso indireto há uma interferência do narrador na fala da personagem. E por fim, no discurso indireto livre existe tanto a intervenção do narrador, quanto das personagens.
O efeito de sentido acontece de acordo com a intenção do autor de ajuntar duas ou mais orações em um período , para construir informações mais precisas sobre o texto ou parágrafo.