A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã. ... Ele situava-se, cronologicamente, entre a Antiguidade e a Idade Média e, filosoficamente, pode ter distintas classificações.
Na antiguidade, o termo dogma de origem grega significava aparência e expressava uma opinião, crença ou algo que parecia ser, mas, já existiam filósofos dogmáticos como Parmênides, Platão e Aristóteles que se recusam a crer nas verdades estabelecidas.
Nota-se que as noções de direito foram desenvolvidas pela iurisprudentia e mais tarde, com as primícias do direito da Igreja no período da patrística ganharam enorme influência dos pilares da ciência teológica, podendo-se enquadrar o direito como ciência aliada à teologia moral.
O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Grandes Padres No Cristianismo, tanto no Ocidente quanto no Oriente, quatro padres são chamados de "Grandes Pais da Igreja", como segue: Igreja do Ocidente: Ambrósio de Milão(dC 340-397), Jerônimo de Estridão (347-420), Santo Agostinho de Hipona (354-430) e São Gregório Magno (540-604).
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.
Agostinho acredita nessa forma de ética, que se remete a Deus, Criador, o princípio e o fim de tudo. ... A diferença principal entre as duas Éticas é que a ética Agostiniana compreende o Deus revelado como sendo o principio e o fim de todas as coisas, enquanto Aristóteles coloca o fim último como sendo a felicidade.
A ética de Agostinho é, pois, uma ética eudemonista e teleológica e a diferença em relação à grega é que a felicidade não consiste em bens do corpo e do espírito ou em ambos, mas no gozo de Deus, que é autêntico sumo bem. Ele formula o seu pensamento apontando para uma ética do amor e não da lei.
Platão e Agostinho: Tomás de Aquino foi influenciado pelos patrísticos, em especial por Agostinho, que trabalhou o início da perspectiva cristã por meio do neoplatonismo. Influenciado por Agostinho e por Platão, Aquino trouxe uma nova perspectiva para a Filosofia cristã, por meio da Filosofia grega pagã.