crossorigin="anonymous">
A boca seca ao acordar pode ser um leve sinal de desidratação e por isso é recomendado que a pessoa aumente a ingestão de água, mas se o sintoma persistir um médico deverá ser consultado. Se você acha que é difícil beber água, veja o que pode fazer para se hidratar.
Algumas causas que podem estar na origem da dor de cabeça ao acordar são a insônia, apneia do sono, bruxismo, usar um travesseiro desadequado ou dormir numa posição incorreta, por exemplo.
Existem diversos tratamentos para melhorar o seu sono, como fazer exercícios físicos regularmente, evitar bebidas com cafeína e comer alimentos leves antes de dormir. Caso a insônia persista por um longo período, é necessário a procura de um médico, pois o quadro pode evoluir para um problema crônico.
As cefaleias do tipo tensional, hemicrania contínua e as cefaléias autonômicas trigeminais também podem ocorrer à noite. O bruxismo (apertamento ou ranger dos dentes) com ou sem distúrbio da articulação temporomandibular, pode ocorrer durante o sono e causar dores de cabeça noturnas.
Dor de cabeça Contra dores de cabeça, é recomendado dormir de lado com um travesseiro alto alinhado com o ombro, ou deitar de barriga para baixo com um travesseiro bem baixo. Apneia e o ronco Para não ocupar as suas vias aéreas – que geram o ronco – especialistas sugerem dormir de lado ou com a barriga para baixo.
Em trabalho científico publicado na revista "Journal of Clinical Sleep Medicine" de 15 de fevereiro, os cientistas demonstraram que a estratégia de dormir para aliviar uma dor de cabeça é comum e pode trazer conseqüências danosas ao sono. A insônia por si só pode ser um fator precipitante de dores de cabeça.
Como já falamos no texto “O melhor sono que você já teve”, estima-se que 30 a 50% dos pacientes com enxaqueca tenham problemas ao dormir. Aproximadamente metade das crises têm início no fim da madrugada e começo da manhã, de 4h até 9h.
Além da depressão (ladeada pela ansiedade) e do uso inadequado de medicamentos, falta de sono e estresse figuram entre os principais estímulos. Eles não só pioram a frequência e a intensidade das crises como sinalizam maior risco de a condição consumir a qualidade de vida.
“Dormir muito e dormir pouco sono são causas de dor de cabeça. Flutuações no nível de serotonina associadas a mudanças no padrão de sono podem causar cefaleia e o principal estágio do sono associado à ocorrência de dor de cabeça é o estágio do sono REM”, explica a neurologista Jerusa Smid.
Tanto a falta como o excesso de sono podem causar dores de cabeça. A falta do sono pode causar dores de cabeça justamente pela falta do sono REM. Muitos adolescentes dizem que o cochilo no meio da tarde alivia muito as dores de cabeça e pesquisadores confirmar que um rápido cochilo pode sim trazer esse alívio.
A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, sendo as mais comuns o cansaço, o estresse, a preocupação ou a ansiedade.