Que exame faz pra saber se tem diverticulite? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Diagnóstico e tratamento da diverticulite A partir dos sintomas relatados pelo paciente, o médico costuma solicitar um exame de tomografia computadorizada do abdômen para detectar a presença e a inflamação de divertículos.
O que pode causar diverticulite?
Algumas das causas desse processo inflamatório são: envelhecimento, tabagismo, constipação, uma dieta pobre em fibras, obesidade e sedentarismo.
Quais os perigos da diverticulite?
Perfuração do intestino, que é uma complicação grave da diverticulite e que causa intensa inflamação da região abdominal; Obstrução intestinal, em que a inflamação impede a passagem de líquidos e fezes pelo intestino, o que provoca inchaço, cólicas abdominais e vômitos.
O que tomar na crise de diverticulite?
O tratamento para diverticulite aguda é feito com dieta líquida ou jejum, além de uso de antibióticos, como Metronidazol e Ciprofloxacino, para diminuir a inflamação e a infecção no intestino grosso.
Qual melhor exame para detectar diverticulite?
O melhor exame para o diagnóstico da doença diverticulite e diverticulite é a tomografia de abdome. É sempre bom lembrar que após um episódio de diverticulite é necessário fazer uma colonoscopia após cerca de 6 a 8 semanas.
O que fazer para aliviar a dor da diverticulite?
Caso o paciente apresente dor na doença diverticular não complicada, o médico pode receitar analgésicos, antiespasmódicos e antiflatulentos e, em alguns casos, antiinflamatórios específicos para o trato digestivo (Sulfasalazina e derivados).
Como é diagnosticada a diverticulite?
A doença diverticular pode ser assintomática e, nesses casos, só se descobre sua existência quando se realizam exames, como colonoscopia, enema opaco (um tipo de raio-x com contraste), ultrassom, tomografia ou ressonância nuclear magnética do abdômen por motivos diversos.