No caso temos que a guerra das cisplatina foi causada pelos rebeldes que queriam a ruptura definitiva com o Brasil. Terminou na emancipação do Brasil e hoje se chama República oriental do Uruguai. Importante notar que o referido conflito aconteceu no tempo do Brasil imperial tendo grande importância histórica.
A guerra, apesar dos esforços dos mediadores, terminou apenas em 1828, quando foi assinado um tratado de paz. A Cisplatina teve sua independência reconhecida pelos governos do Brasil e das Províncias Unidas do Rio da Prata, passando a se denominar República Oriental do Uruguai.
Resposta. Resposta: Os altos impostos que foram passados para a população e os gastos excessivos com o combate, foram os motivos para que com o final da guerra se mostrasse os efeitos que ela traria a economia brasileira, como o aumento da divida interna.
O Brasil sob domínio de Portugal, havia ocupado a área em 1811 e a anexado em 1821 (ler Incorporação da Cisplatina em História do Brasil). Mas uma nova revolta iniciou-se a 25 de Agosto de 1825. O Uruguai se tornou uma nação independente com o Tratado de Montevidéu, de 1828.
O movimento teve caráter emancipacionista e republicano. A guerra da *Cisplatina* ou campanha da Cisplatina foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai.
Uruguai
Resposta. As duas guerras ocorreram durante o governo do Imperador Dom Pedro I. ... O Brasil conseguiu vencer os conflitos da Confederação do Equador, em Pernambuco, entretanto, perdeu a Guerra da Cisplatina, resultando na formação do país Uruguai.
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.
A Guerra da Cisplatina foi o primeiro conflito enfrentado pelo Brasil logo após a sua independência. Brasil e a Província Unida do Rio da Prata disputavam a Cisplatina. Dom Pedro I enviou tropas para a região para derrotar os rebeldes cisplatinos e manter a unidade territorial do império brasileiro.
A Cisplatina foi uma província do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, do Império do Brasil. A província correspondia ao atual território do Uruguai. ... A separação ocorreu em 1825, com a independência do território que formou a República Oriental do Uruguai.
Uruguai
12 de outubro de 1825 – 27 de agosto de 1828
Brasil
Deixando a conquista territorial em segundo plano, podemos observar que o controle da Cisplatina não trouxe nenhuma vantagem significativa para o Brasil. ... Além disso, impôs uma alta dos impostos que despertou a insatisfação de vários setores da população brasileira.
Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
Índice
Segunda Guerra Mundial
Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial Em setembro de 1944, os soldados brasileiros tomaram Massarosa, Camaiore e Monte Prano. No início de 1945, ajudaram a conquistar pontos estratégicos como Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. A guerra terminou em maio de 1945.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que durou entre 1939 e 1945, envolvendo todas as superpotências organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
Revolução Farroupilha
Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões
Guerra dos Cem Anos
1 – Segunda Guerra Mundial: de 60 a 85 milhões Marcada por mortes em massa de civis por eventos como o Holocausto e as explosões de bombas atômicas, resultou em cerca de 60 a 85 milhões de morte, o que torna a guerra o maior conflito da história da humanidade.
Top 10 guerras mais mortais de todos os tempos