ba·lo·fo |ô| Que é muito volumoso. 2. Que é adiposo, gordo ou inchado.
Que se rarefaz, menos denso; menos espesso; dilatado.
adjetivo Que se anafou (engordou); que está bem nutrido ou bem alimentado; diz-se das pessoas ou dos animais bem alimentados; adiposo ou corpulento. Etimologia (origem da palavra anafado). Part. de anafar.
Composto por gordura; que contém gordura; diz-se do tecido formado por gordura; gorduroso: tecido adiposo.
De modo geral, o aumento do tecido adiposo leva a “efeitos de massa”, com repercussões na dinâmica ventilatória, por diminuir a complacência pulmonar, o que resulta em pneumopatias restritivas.
Os adipócitos não se dividem num indivíduo adulto, o crescimento do tecido se dá principalmente pelo acúmulo de lipídio nas células adiposas já existentes e formadas durante a vida embrionária e num período curto após o nascimento.
O tecido adiposo origina-se nas células derivadas do mesênquima (tecido embrionário). Logo no início de sua formação, percebe-se o acúmulo de gordura no interior do citoplasma. Inicialmente aparecem pequenas gotículas, que, com o tempo, podem fundir-se e dar origem a uma única gota maior.
Tecido Adiposo Multilocular É encontrado principalmente em animais que hibernam. Nos seres humanos está presente em recém-nascidos, fica restrito a regiões específicas nos adultos. Recebe o nome de multilocular por causa das várias gotas de gordura suspensas no citoplasma dos adipócitos.
Lipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo. ... A quebra do triglicerídeo em 3 moléculas de ácidos graxos e 1 de glicerol pode fornecer o substrato para a gliconeogênese, o glicerol.
Os principais responsáveis pela estimulação da lipase-hormônio sensível e, consequentemente, a lipólise, conforme a inibição desse processo pela insulina, ao estimular a lipogênese, são as catecolaminas, o hormônio do crescimento (GH) e os glicocorticoides.
A degradação de lipídios ocorre, principalmente, na mitocôndria através da β-oxidação. A β-oxidação corresponde à remoção, sucessiva, de 2 unidades de carbono na forma de acetil-CoA.