Pediátrico. Administrar à criança 2 gotas, via oral, para cada quilograma de peso por dia. Não ultrapassar o limite de 50 gotas por dia (50 mg de ferro elementar, equivalente a 555,55 % IDR máxima), ou a critério médico.
Como tomar e por quanto tempo Crianças: 3 a 5 mg de ferro/kg/dia, não podendo ultrapassar 60 mg/dia; Bebês de 6 meses a 1 ano: 1 mg de ferro/kg/dia; Gestantes: 30-60 mg de ferro + 400 mcg de ácido fólico; Mulheres que amamentam: 40 mg de ferro.
O sulfato ferroso (gotas) é melhor aproveitado se administrado com suco de laranja, limão ou acerola, uma vez que a vitamina C facilita o aproveitamento do ferro. O leite costuma dificultar a absorção de ferro, neste caso, é recomendável dar o sulfato ferroso longe das mamadas.
Indicação do Suplemento de Ferro O suplemento de ferro para bebê previne a anemia fisiológica que pode ocorrer após os 6 meses, quando alimentos sólidos são incorporados na dieta e a reserva de ferro diminui. Porém bebês amamentados exclusivamente tem menores chances de desenvolver uma anemia por falta de ferro.
O sulfato ferroso é indicado para prematuros, mas não deve ser usado em crianças nascidas à termo e, especialmente, que mamem corretamente. “O ferro do leite materno é muito bem absorvido, e as fórmulas lácteas também são fortificadas com ele”, aponta Cardoso.
Considerando a importância da prevenção da ADF, o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)13, recomenda desde 2005 a suplementação profilática de sulfato ferroso para crianças de seis a 24 meses de idade e para menores de seis meses quando a criança nasceu prematura ou ...
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é oferecer suplemento de ferro aos bebês a partir do 6 meses (ou da introdução dos alimentos). Bebês em aleitamento materno exclusivo não precisam suplementar até o 6 meses de idade.
Selecione o motivo da sua nota:
Prematuros, lactentes e crianças até 4 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal e critério médico. Gotas: em geral, a dose é de 1 gota/kg/dia (2,5 mg de Fe III) em dose única, para crianças de até 20 kg. Acima de 20 kg, administrar até 20 gotas (50 mg de Fe III) ao dia ou a critério médico.
Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 40 gotas (200mg de ferro elementar) por dia, até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente, a terapia deve ser continuada com 20 gotas (100mg de ferro elementar) por dia até o final da gravidez, a fim de que se restaure a reserva de ferro.
Noripurum® Solução oral (Gotas) age como antianêmico especificamente indicado para o tratamento das anemias nutricionais e microcíticas causadas por deficiência de ferro.
Cada paciente deve ser observado para efeitos adversos durante pelo menos 30 minutos após cada aplicação de NORIPURUM® EV.
Noripurum® Fólico é contraindicado nos casos de: Todas as anemias não ferropênicas, particularmente aquelas caracterizadas por acúmulo de ferro ou incapacidade da sua utilização; Processos que impeçam a absorção de ferro ou ácido fólico por via oral, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.