A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.
Tem que ser breve, concisa e objetiva. Na primeira frase faz-se a apresentação do documento (número, juizes relatores, temas gerais), de seguida poucas palavras dizer do que o acórdão se trata de forma a deixar mais claro a pessoa que vai ler o vosso comentário exatamente do que se trata.
A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa. Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. ... Ainda assim, em média uma resenha crítica costuma ter apenas 4 páginas.
O próprio nome já indica que ela é um pequeno resumo, um apanhado geral das ideias essenciais e sem aprofundamento. Portanto, ela nunca pode ser maior que o texto original. Assim, a síntese é um texto com poucas palavras, no qual é dispensado tudo o que for secundário.
O tamanho da letra deve ser 12 e o espaçamento entre linhas deve ser simples. Deve se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo da resenha, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
► Formatação do texto: No manuscrito, atentar para normas ABNT, tais como: 3,0 cm nas margens superior e esquerda e 2,0 cm nas margens inferior e direita; espaçamento entrelinhas duplo, Fonte Times New Roman 12, recuo de parágrafos de 1,25 cm.
O que é resenha? Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).
Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. ... Já a resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura.
Tipos de Resenhas
Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc.
Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
Trata-se da resenha do livro Fumaça, escrito por Antón Fortes, cujo cenário é a Segunda Gerra Mundial. De acordo com a autora do texto, Fumaça é um livro daqueles que deve ser lido, para que a gente nunca esqueça de que as atrocidades, as maldades humanas não podem ser cometidas como já foram um dia.
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.
Sinopse é uma descrição sintética da ideia do filme. Deve deixar claro o que será abordado no documentário, quem são as personagens e onde se passa, também pode trazer, sucintamente, por que é importante contar aquela história.
Escrever uma sinopse é uma das tarefas que alguns autores tendem a evitar ou protelar....Conheça 5 dicas infalíveis para escrever uma sinopse