Os adipócitos são células que armazenam gordura e formam o tecido adiposo. A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas.
O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura.
O tecido muscular é um tecido bastante especializado na função de contratibilidade,propriedade que suas células têm de se contraírem. O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma.
O tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em recém nascidos, no desenvolvimento do estado febril e na hibernação dos mamíferos.
Tecido adiposo multilocular ou marrom Isso se deve ao fato desse tecido adiposo ser capaz de armazenar energia e de manter o calor do corpo durante longos períodos. Nos recém-nascidos, o tecido adiposo marrom tem grande importância no processo de adaptação do bebê em um novo ambiente mais frio.
Sabe-se que a gordura marrom tem importância significativa na primeira fase da vida, dos animais que a possuem, nos quais a quantidade deste tecido é grande e responsável pela produção de calor, protegendo o recém-nascido do frio excessivo, causado pelo gradiente de temperatura existente entre o corpo da mãe e o ...
Abaixar a temperatura corporal Expor o corpo ao frio e mesmo ao frio pode ajudar a recrutar mais células de gordura marrom. Algumas pesquisas sugeriram que apenas duas horas de exposição por dia a temperaturas em torno de 19 °C podem ser suficientes para transformar a gordura branca em marrom.
No nosso organismo há dois tipos de tecido que armazena gordura, o tecido adiposo branco e o tecido adiposo marrom. A maior diferença entre eles é que o tecido adiposo branco somente armazena gordura, enquanto que o marrom é responsável pela geração de calor.
Parte do tecido adiposo, este tipo de gordura protege o organismo de problemas como doença arterial coronariana, diabetes e hipertensão. Pouco conhecida entre as pessoas, a gordura marrom é uma importante aliada do corpo. A estrutura faz parte do tecido adiposo, dividido entre gordura branca e marrom.
Diferentemente da gordura marrom, ligada à queima de calorias, a branca está ligada ao acúmulo de gordura. Persistente, para ser eliminada é necessária boa alimentação, exercícios físicos, redução de estresse e suplementação.
Melhores exercícios para eliminar gordura visceral
A causa do pneuzinho costuma ser o estilo de vida sedentário. Para se livrar dele, qualquer exercício regular ajudará. Faça, ao menos, 150 minutos de atividades físicas na semana.
Água, água de coco, chás e sucos naturais hidratam o corpo e, além disso, ajudam a perder barriga.
Umas das causas que levam as pessoas a não conseguir perder a gordura localizada da barriga é que elas falham em se concentrar em exercícios localizados e esquecer do treino principal, que é o mais importante.