EQST

Quando Se Pode Dizer Que Se Tem Uma Teoria Do Currculo?

Quando se pode dizer que se tem uma teoria do currículo?

A teoria é uma representação, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que – cronologicamente, ontologicamente – a precede. Assim, para já entrar no nosso tema, uma teoria do currículo começaria por supor que existe, "lá fora". Esperando para ser descoberta, descrita e explicada, uma coisa chamada "currículo".

O que é a teoria do currículo?

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.

O que é crítica para a filosofia?

Crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa "a arte de julgar" (Japiassu & Marcondes, 1990). Na filosofia, crítica tem o significado de análise. Assim, a "filosofia crítica", em específico, designa o pensamento de Kant e seus sucessores.

Qual a importância da filosofia na nossa sociedade?

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.

Qual o papel da Filosofia do Direito?

O papel da Filosofia do Direito é contribuir com uma formação holística, humanística e capaz de levar a uma leitura reflexiva do fenômeno jurídico; teria, portanto, a função de instigar o profissional do Direito a uma visão mais completa e complexa do fenômeno jurídico que supere a visão meramente técnica e praxista; ...

O que significa dizer que a filosofia deve colocar os indivíduos em uma postura crítica diante da sociedade?

A atitude filosófica é determinada pela postura crítica que o homem adota frente às determinações e imposições sociais. ... A atitude filosófica é determinada pelo posicionamento crítico, pois o ser humano, enquanto ser racional, passa a entender o mundo e sua realidade de forma distinta.

Em que sentido a filosofia pretende solucionar problemas práticos da vida?

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. ... O pensamento crítico e as ferramentas que a filosofia nos proporciona nos ajudam a tomar decisões conscientes.

Em que sentido a filosofia e perigosa subversiva?

filosofia pode ser caracterizada pelo modo de questionar quase tudo desde ações das pessoas, cultura e o mundo. A filosofia é perigosa, pois ela se intromete em várias áreas do conhecimento e faz que as pessoas não aceitem qualquer explicação sem ser bem fundamentada.

Qual a base do pensamento filosófico?

Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. ...

Qual é a origem do termo filosofia?

A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber. O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras a partir da junção das palavras philo e sophia.

Qual a origem da filosofia grega?

A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Também considerado o apogeu da filosofia grega; c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado.

O que quer dizer a palavra etimologia?

A palavra etimologia, etymology em inglês, vem do grego étumos (real, verdadeiro) + logos (estudo, descrição, relato) e significa hoje o estudo científico da origem e da história de palavras.

O que significa a palavra religião em sua etimologia?

Ninguém discute que religião (palavra existente em português desde o século 13) seja um termo derivado do latim religio, religionis – “culto, prática religiosa, cerimônia, lei divina, santidade”.

Qual é a origem da palavra trabalho?

A grande maioria dos pesquisadores parece ter batido o martelo em relação a origem da palavra trabalho: ela viria de tripalium (ou trepalium), que era, a princípio, um instrumento utilizado na lavoura. Em fins do século VI, este passou a ser também o nome de um instrumento romano de tortura.