Quando fazer o primeiro Ultrassom na Gravidez. O primeiro ultrassom deve ser realizado logo no 1º trimestre de gestação, entre as 11 e as 14 semanas, mas esse ultrassom ainda não permite descobrir o sexo do bebê, que normalmente só é possível por volta da semana 20.
O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais ou detectar a gestação de múltiplos.
Com quantas semanas dá para ver o embrião no ultrassom? O ultrassom transvaginal permite a visualização do embrião a partir da quinta semana, quando ele mede cerca de 5 milímetros. Também é possível ver o saco gestacional e a vesícula vitelina, descartando uma gravidez ectópica (nas tubas uterinas).
6. Dá para ver a fisionomia do bebê Verdade. Por apresentar imagens em movimento, no ultrassom em 4D é possível ver o formato do rosto e até caretas que ele esteja fazendo.
A melhor época para fazer os ultrassons 3D e 4D é entre a 26ª e a 29ª semana de gestação, pois nessas semanas o bebê já cresceu bastante e ainda existe líquido amniótico na barriga da mãe.
Esses exames podem custar cerca de R$ 200 a R$ 300,00, e são feitos do mesmo modo que o ultrassom convencional, sem precisar de nenhum preparo especial. No entanto, recomendando-se apenas não utilizar cremes hidratantes na barriga e ingerir bastante líquidos no dia anterior ao exame.
Qual é a diferença do 3D para o 4D? A função 3D do aparelho produz imagens estáticas, porém com melhor qualidade. O ultrassom 4D permite visualizar imagens com movimento, com qualidade um pouco inferior pois a coleta de imagens é feita de forma rápida e contínua.
Enquanto o obstétrico pode levar até 20 minutos, o ultrassom morfológico dura de 20 até 40 minutos, fazendo também mais imagens do bebê. O ultrassom morfológico tem imagem com melhor definição. Quando realizado a partir da 20ª semana, o exame identifica o sexo do bebê com 70% de precisão.