Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.
A escola é uma dos principais agentes no processo de socialização secundária, pois naquele local o sujeito aprenderá conhecimentos acerca da vida em sociedade e também dos saberes do conhecimento humano.
Tipos. Socialização primária: O ser humano aprende a viver em sociedade através da transmissão de regras, normas, linguagens e comportamentos. O início dessa transmissão, durante a infância, é o que pode ser chamado de socialização primária.
As instituições de reinserção são aquelas que atuam na sociedade com o objetivo de colocar o indivíduo em um processo de mudança mediante algum erro perante a sociedade ou a busca pela reinserção.
Estamos tratando de instituições com a função de reinserir, ou ressocializar os indivíduos para a vida em sociedade. São exemplos de instituições de reinserção social as prisões e os educandários. ... Eles transmitem e fiscalizam a adequação dos indivíduos às normas sociais.
Conjunto de regras e normas estabelecidas para a satisfação de interesses coletivos: o Estado, o Congresso, uma fundação são instituições. Organização que, pública ou privada, busca resolver as necessidades de uma sociedade ou comunidade: instituições religiosas.
Instituições são estruturas ou mecanismos de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade. Instituições são identificadas com uma função social, que transcende os indivíduos e as intenções mediando as regras que governam o comportamento vivo.
Instituição cultural é um elemento em uma cultura que é entendida como importante, ou tradicionalmente valorizada entre seus membros por seus valores identitários. Exemplos de instituições culturais nas sociedades ocidentais modernas são Museus, Escolas e Bibliotecas.