A ponte de hidrogênio é a força intermolecular mais forte, quando comparadas as outras. Isto porque, a grande diferença de eletronegatividade que há entre os elementos faz com que a rede de ligações que foram formadas na interação sejam muito difíceis de serem separadas.
Ligações de hidrogênio: Quando ligado a um átomo pequeno e de forte eletronegatividade (F, O ou N), o hidrogênio forma ligações polares muito fortes. Seus pólos interagirão fortemente com outras moléculas polares, formando uma forte rede de ligações intermoleculares.
Olá! A afirmativa I está correta, uma vez que o ponto de fusão é resultado da interação entre as moléculas. Quanto mais forte esta interação, maior será o ponto de fusão, e maior será a dificuldade para a molécula passar de um estado físico para o outro.
Regra geral: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). ... Um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, ou seja, suas moléculas podem se afastar levando-o ao estado gasoso.
Quanto mais forte a interação intermolecular, maior o ponto de fusão... ... Isso quer dizer que as moléculas do HCl vão interagir por dipolo-dipolo (já que ele é polar), mas as moléculas do NaCl vão interagir por íon-íon, que é extremamente mais forte!!!
Os dipolos instantâneos podem induzir a polarização de moléculas vizinhas, resultando em forças atrativas. ... Acontece que a extremidade negativa da água se aproxima do O2, se repelindo e, assim, a nuvem eletrônica da molécula apolar se afasta.
✓ Moléculas mais polarizáveis têm forças de dispersão de London mais fortes. polarizabilidades porque elas têm maior número de elétrons, que estão mais afastados do núcleo. em intensidade com o aumento da massa molecular. moléculas também influenciam nas magnitudes das forças de dispersão.
11.
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.