Barriga endurecida As bolhas causadoras dos gases e das cólicas do bebê se formam no sistema gastrointestinal durante a digestão do leite. Por isso, o problema geralmente aparece após a amamentação e pode ser identificado pela barriga do bebê, que fica endurecida e faz barulhos.
Busque o pediatra se:
Talvez essa seja a principal queixa dos pais sobre os recém-nascidos, dizem que o bebê tem muitos gases, se contorce, fica vermelho, faz força para fazer coco, mas isso é normal. Nesta fase, os bebês estão se adaptando, então eles não têm a coordenação para soltar um pum direitinho ou fazer um coco direitinho.
Para aliviar, vale tentar mudar o bebê de posição (alguns se aliviam quando estão de bruços), fazer massagens, compressas, exercícios com as pernas...
Você só precisa se preocupar com o cheiro se ele for particularmente muito fedido, se incomodar constantemente, provocar bullying ou se estiver associado a outros sintomas como febre, incontinência, diarreia, dor abdominal intensa, sangue nas fezes ou outros sintomas súbitos. Nestes casos, consulte o seu médico.
Por que alguns puns são tão fedidos? A explicação para o odor ruim característico dos puns está nos alimentos que comemos, principalmente os gordurosos, que intensificam a quantidade de ácidos graxos, no tipo de flora bacteriana e também na produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino.
Beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, consumir alimentos ricos em fibras e evitar os que têm maior tendência a causar flatulência, como feijão ou brócolis, são alguns dos conselhos para evitar a formação de flatulências. Alguns sucos e chás podem ajudar a diminuir a quantidade de gases.
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
Os gases intestinais são basicamente produzidos pelas bilhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos.
Soltar até 20 gases por dia é normal e cheiro depende do tipo de bactéria.
Eliminar gases durante o dia é normal. O ato de soltar um pum é resultado de reações químicas promovida pelas bactérias que vivem na flora intestinal com os alimentos que ingerimos. Isso também tem relação com a composição de certas comidas que possuem a fama de causar flatulências, como repolho, feijão e ovo.