Por exemplo, temos o óxido de sódio (Na2O), que é um óxido básico. Veja a seguir que, ao reagir com a água, ele forma a base hidróxido de sódio: Se esse mesmo óxido reagir com um ácido, como o ácido sulfúrico (H2SO4), será produzido um sal (sulfato de sódio) e a água.
Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons. ... Sal neutro: são produtos da neutralização total de um ácido ou de uma base.
Os óxidos anfóteros são óxidos que em determinados momentos comportam-se como óxidos ácidos e, em outros, como óxidos básicos. Os óxidos ácidos são aqueles que reagem com uma base e geram água e um sal. Por outro lado, os óxidos básicos são aqueles que reagem com um ácido, produzindo sal e água.
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos.
Sempre que um óxido ácido é colocado para reagir com um óxido básico, ocorre a formação de apenas um sal (Y), que é formado pela interação entre o metal do óxido básico, que é o cátion do sal, e um ânion, resultante da interação entre o óxido e a água. Esse ácido apresenta o ânion carbonato (CO3-2).