Brasil
A canjica é um prato tipicamente brasileiro e tipicamente caipira. Versátil, ela é feita de grãos de milho que podem ser combinados com canela, milho verde, paçoca, cravo, coco etc. Por ser quentinho e mais liquefeito, ele lembra um creme ou sopa, e é a cara do inverno. Porém, a canjica é alvo de muitas dúvidas.
Significado de Pamonha substantivo feminino Bolo de milho verde, leite de coco e outros ingredientes, cozido em folhas do próprio milho, ou da bananeira. substantivo masculino e feminino Indivíduo mole, preguiçoso, toleirão.
Ela explicou que, assim como todo alimento feito de milho, a pamonha é rica em fibras e uma saborosa fonte de energia, porém para quem está com o objetivo emagrecer, deve ser consumida com moderação devido ao seu alto valor calórico.
A nutricionista Tchakmakian aconselhou que a ingestão da pamonha deve ficar em aproximadamente 100 g, o que é correspondente a um potinho de sobremesa.
E, apesar de ser um quitute, podemos, de forma equilibrada, incluí-lo na dieta! O motivo: tal quitute é energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde.
“Não há nada de mal em comer pamonha, canjica, munguzá e pé-de-moleque, desde que estes não sejam o seu único feito durante a festa”, diz o especialista.
Rico em vitaminas e minerais A quantidade de vitaminas e minerais está entre os benefícios do milho que mais se destacam. Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças.
Como sabemos, boa parte desses pratos são preparados a partir de alimentos fonte de carboidratos e podem fazer parte do planejamento alimentar de quem tem diabetes. Um dos destaques é o milho, ingrediente base de diversos pratos consumidos no período (milho cozido, pipoca, bolo de milho, curau, pamonha).
Sim, você pode comer milho se tiver diabetes. O milho é uma fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras. Também é baixo em sódio e gordura. Dito isto, siga o conselho da Associação Americana de Diabetes.
VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer pão francês, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudável. Não é recomendável utilizar apenas um tipo de alimento, pois haverá menor proporção de nutrientes e risco de monotonia.