45 sinônimos de cuidado para 7 sentidos da palavra cuidado: Cautela: 1 consciência, atenção, cautela, circunspeção, ponderação, precaução, prudência, tento.
A amarração custa R$ 800 e dura a vida inteira. É realmente o amor eterno."
Em uma sociedade não-patriarcal, a ética do cuidado é uma ética humana assentada em sentimentos morais e na habilidade humana para cuidar de forma responsável dos outros. ... Atua principalmente nos temas: fundamentos da ação moral, comunidade moral, bioética médica, animal e ambiental e filosofia feminista.
O cuidado significa desvelo, solicitude, diligên- cia, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na di- mensão pessoal, quer na social.
Como o próprio nome diz, autocuidado é cuidar-se de si mesmo, é buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. É aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, é evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, é adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o cuidado paliativo como uma abordagem voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças ameaçadoras à vida. Esse modelo envolve não só cuidar dos sintomas físicos da doença mas também oferecer apoio emocional e social aos pacientes e à família.
A família enquanto cuidadora no domicílio passa a exercer funções, muitas vezes, antes desconhecidas como administrar medicação, manusear drenos e sondas, realização de curativos e higienização do paciente, além de lidar com o agravamento dos sintomas e possibilidade de morte.
Os cuidados paliativos focam na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos. Está também focada na família para a tomada de decisões.
Nos cuidados paliativos, os enfermeiros atuam em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que reduza o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social.
Seus princípios são: