Siga os seguintes passos:
O teste de estanqueidade em tubulações é realizado com o objetivo de detectar descontinuidades passantes, ou melhor, problemas que podem gerar vazamento de líquidos ou gases de um recipiente ou tubulação.
O ensaio de teste de estanqueidade em tanques se divide em três etapas de trabalho que são com combustível através de sondas e sensores, sem combustível que se aplica nitrogênio e o teste de tubulações e conexões com um manômetro.
A Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP) ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA) é o maior valor de pressão de operação da caldeira ou vaso de pressão, compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.
Vasos de pressão são todos os recipientes estanques de qualquer tipo, formatos, dimensões ou finalidades, sujeitos ou não à chamas, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão ...
Caldeiras – Classificação Geral
a)caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); b)caldeiras da categoria C são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume interno é igual ou inferior a 100 l (cem litros);
Há duas maneiras de calcular o rendimento térmico de uma caldeira, pelo método direto ou pelo método indireto. O método direto analisa o rendimento através da energia produzida na forma de vapor e o consumo de energia do combustível.
Cálculo do consumo de vapor
Caldeira a lenha ou gerador de vapor a lenha são equipamentos cuja função é basicamente a produção de vapor por meio do aquecimento de água, a partir de uma fonte geradora de calor. Possui fornalha e grelha específicas para a queima de lenha em toras de até 1m.
Vapor superaquecido é criado através do aquecimento adicional sobre o vapor úmido ou saturado, acima do ponto de vapor saturado. Isto produz um vapor que tem temperatura mais alta e densidade mais baixa do que um vapor saturado à mesma pressão.
A pressão interna no recipiente é exercida pelo próprio vapor de água, logo, dá-se o nome à pressão interna de pressão máxima de vapor e o vapor contido no recipiente é denominado vapor saturante.
Nas regiões de vapor superaquecido o título não tem nenhum significado, pois ele é utilizado apenas para misturas saturadas, em um vapor superaquecido não tem porção de líquido, é apenas vapor.
O volume específico para uma mistura bifásica de vapor e líquido pode ser determinado usando as Tabelas de Saturação e a definição de título:
Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor. ... Durante o processo de transformação de fase temos a mistura denominada líquido-vapor saturada. Quando a última gota de água líquida se vaporiza temos o ponto de vapor saturado.
Por que a temperatura e a pressão são propriedades dependentes na região de mistura saturada? Porque uma depende de outra não podendo ser variada, mantendo a outra constante. Ou seja, quando se altera uma o mesmo acontece a outra.