Como um verbo, peça é a forma conjugada do verbo “pedir” tanto na primeira quanto na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na terceira pessoa do imperativo. No presente do subjuntivo, o verbo pedir é conjugado assim: (Que eu) peça. (Que tu) peças.
O verbo "pedir" é transitivo direto e indireto. O objeto direto (complemento sem preposição) indica aquilo que é pedido; o objeto indireto (complemento introduzido pela preposição "a")indica o destinatário da ação, ou seja, a quem se pede. Assim: "Fulano pediu algo a alguém"; "Fulano pediu um empréstimo ao banco".
2 resposta(s) >> "Preocupar-se", por ser transitivo indireto, rege a preposição EM. ... "Pensar", por ser transitivo direto, não rege nenhuma preposição.
Todos os verbos representados estão no gerúndio, porém, configuram verbos que tem a transitividade diferente, sendo essa a mudança de cada um. ... O verbo insistir é um verbo transitivo indireto, não precisando de nenhum tipo de complementação verbal. O verbo poder é tanto transitivo direto, quanto intransitivo.
Resposta. Resposta: erbos são palavras que expressam uma ação, um estado ou mudança de estado. Além disso, alguns verbos (chamados de relacionais) só formam um relação sintática na oração.