A Inglaterra foi a primeira a adotar um uniforme cáqui. O uniforme bonito e pomposo ficou restrito a ocasiões em que a vida não estivesse em jogo, como as comemorações.
Antigamente eles eram engomados, cheios de babados e pregas, os alunos usavam sapatos de couro e até gravata. ... A origem dos uniformes foi inspirada nos militares do exército, para que todos se vestissem igualmente, garantindo a organização, identificação e segurança dos alunos.
Elas eram herança dos anos 30/40. Na parte superior do tampo (mais ou menos no meio) ficava o buraquinho circular onde se encaixava uma latinha com tinta (quando a escola recebia) para molhar a pena da caneta (a esferográfica, também só mais tarte).
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
O número de carteiras era pequeno, afinal as turmas eram formadas de alunos vindos de famílias ricas. As crianças pobres, geralmente, aprendiam alguma coisa em casa ou cresciam analfabetas. A mesa do professor, em cima de um tablado de madeira, ficava num nível mais alto em relação às carteiras dos alunos.
No que concerne, a educação de jovens e adultos, este período foi caracterizado pela marginalização da modalidade, isso devido a Emenda Constitucional nº 14, de inviabilizar o repasse de recursos públicos para a modalidade da EJA, privilegiando o ensino fundamental regular de crianças e adolescentes (entre ...
Nesse sentido, a importância da compreensão das propostas contidas nas reformas educacionais que surgiram a partir dos anos 90, se dá que compreendendo essa causa pode - se promover um ambiente educacional melhor e com isso promover que esse ambiente seja melhor e justo para todos.
Concluindo que as reformas educacionais abrangem o processo formativo do homem, estendendo-se a vida familiar, dentro os movimentos sociais e nas organizações culturais da sociedade de modo a expandir o sistema de ensino do Brasil em todos os níveis vivenciados pela população brasileira.
DIVISÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: PRINCIPAIS MODALIDADES