A comunicação celular é caracterizada pela conversão de um sinal intercelular (entre células) em intracelular (reações químicas desencadeadas dentro da célula). Isto pode ocorrer de quatro formas principais: a) por contato direto. b) por sinalização parácrina (em curta distância)
Comunicação endócrina – Torna possível a ligação de células distantes através de sinais químicos. As moléculas sinalizadoras são os hormônios. Atingem a célula alvo através da circulação sanguínea. Comunicação parácrina – Comunicação entre células vizinhas que não utiliza a circulação.
A comunicação entre eles ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas. A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica.
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms.
A placa de trânsito R - 28 significa: Duplo sentido de circulação! Informa ao condutor do veículo que a via de sentido único de circulação passa a ser de sentido duplo, após o ponto em que o sinal estiver colocado.
As Placas de Atrativos Turísticos indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor de atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.
Placa de trânsito - R-24a - Sentido de circulação da via ou pista. Informa ao condutor do veículo que a via ou a pista sinalizada tem sentido único de circulação.
expressão Orientação das vias em que os veículos podem circular nos dois sentidos: enquanto um sentido estiver interditado, o outro servirá de mão dupla.
Cada uma das duas direcções opostas em que algo ou alguém se pode mover (ex.: rua de sentido único; sentido proibido; é nesta direcção , mas no sentido oposto).
VEÍCULOS QUE CIRCULAVAM NO MESMO SENTIDO. VIA DE MÃO ÚNICA. ... Incontroverso que ambos os veículos trafegavam no mesmo sentido, em via de mão única, larga e com amplo espaço para ultrapassagem.
Existem duas cores que identificam os tipos de vias, que são elas, AMARELA e BRANCA. As vias de Sentido Duplo de Circulação, são identificadas pelas faixas amarelas, direcionando os veículos no sentido de vai e vêm, como mostra a figura abaixo.
A placa R-28 é a que indica sentido duplo. Esse exemplo trata de uma via de sentido único que, a partir de determinado ponto, muda para mão dupla. O motorista precisa, portanto, ficar muito atento à sinalização, pois só assim saberá qual o sentido correto de direção de cada via ou faixa.