Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.
Na destilação fracionada o óleo bruto é aquecido e de acordo com a temperatura são separadas as frações de hidrocarbonetos, que são coletadas pelas tubulações das torres de destilação no estado de vapor, e em seguida o material é resfriado novamente. Diagrama de uma torre de destilação de petróleo.
Para virar gasolina, diesel ou o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. Aí começa o problema. O Brasil produz 2,9 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). Isso daria e sobraria para o consumo de derivados no país.
Conheça nossas refinarias no Brasil
Pode parecer contraditório, mas há explicações: se o Brasil é considerado autossuficiente em petróleo, por ainda precisa importar o recurso? A resposta, dizem especialistas, está nas refinarias brasileiras.
O país tem 17 refinarias de petróleo, com capacidade para processar 2,4 milhões de barris por dia. Treze dessas refinarias pertencem à Petrobras e respondem por 98,2% da capacidade total. Mas essas refinarias não têm como trabalhar com o óleo brasileiro, explicam especialistas.
Em 2019, o mundo consumiu um recorde de 98,3 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo. Isso foi quase 1 milhão de bpd maior que o consumo em 2018 e marcou o 10º recorde consecutivo de consumo global de petróleo.
Apesar da busca por fontes de energia renováveis, o petróleo segue sendo a maior fonte de energia mundial. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em 2019, foram consumidos 100,1 milhões barris por dia (b/d) de petróleo no mundo.
O volume de petróleo produzido no mundo em 2018 aumentou 2,2 milhões barris/dia (2,4%) em relação a 2017, passando de 92,5 milhões de barris/dia para 94,7 milhões de barris/dia.
Dentre o mais consomem são EUA, Russia e China, isso devido grande demanda pelo produto e pelo grande numero de consumidor. E também pela alternativa mais viável para explorar. Atividade5=Por que o Brasil EMBORA SEJA UM PAIS PRODUTOR de petróleo não figura entre os grandes consumidores ?
Emirados Árabes Unidos – 97.
Lista de países por reservas de petróleo
Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.
Por meio de decomposição – e também de aumento na pressão e na temperatura -, o material orgânico desses microorganismos deu origem ao petróleo. ... A colisão entre as placas Arábica e Eurasiana criou muitas dobras nas camadas do subsolo onde o petróleo se deposita”, afirma o geólogo Peter Szatmari, da Petrobrás.
Mesopotâmia
Atualmente, Turquia e Arábia Saudita são os países que lideram o desenvolvimento industrial do Oriente Médio.
Resposta. Arábia Saudita. Esse país também recebe o nome de Reino da Arábia Saudita e faz fronteira com o Iraque, o Kwait, o Catar, os Emirados Árabes Unidos, a Jordânia, Omã e Iêmen. ... Jordânia.
É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
De maneira generalizada, a produção industrial na região gira em torno do seguimento têxtil (confecção de tapetes, como por exemplo, os persas), além das indústrias alimentícias.
Geralmente, no Oriente Médio incluem-se Bahrein, Egito (que faz parte da África), Irã, Turquia, Iraque, Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordânia, Israel, Jordânia, Kuait, Líbano, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.
Conflitos no Oriente Médio: linha do tempo