Na maioria dos queimados graves não há mais a possibilidade de enxertia autóloga devido à grande extensão das lesões e a falta de pele sadia nestes pacientes. Dessa forma, o transplante de pele homóloga permite um tratamento temporário que reduz os riscos de infecções, alterações metabólicas e morte.
No curativo fechado, após a aplicação do medicamento tópico, a área da ferida é coberta por um curativo, geralmente gaze de malha fina, algodão ortopédico e atadura de crepom. O desbridamento é seguido por curativos com ou sem anestesia, em intervalos de 12h até 24-36h, dependendo da extensão e da gravidade da lesão.
Retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado Na tentativa de limpar o local da queimadura, muitas pessoas tendem a retirar resquícios que podem ter aderido à pele - o que é totalmente contraindicado por piorar a dor, expor a pele e, mais uma vez, infeccionar a lesão.
Consuma muita água e outras bebidas como água de coco e sucos de frutas naturais, como de abacaxi, melancia e melão (ricos em antioxidantes). Faça compressas de água fria: as compressas de água gelada trazem alívio para a pele queimada, além de diminuir o inchaço e a dor.