Os estágios da Aprendizagem Motora são (Jardim, 2012): 1º Estágio - Cognitivo: A criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigi-lo. 2º Estágio - Associativo: A criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.
O desenvolvimento motor humano é compreendido em quatro fases: fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializada. A figura abaixo representa as etapas do desenvolvimento motor citadas por Gallahue e Ozmun (2003).
Clark (1994) descreve as mudanças no desenvolvimento motor em seis principais fases: 1) reflexiva ; 2) pré-adaptativa; 3) de habilidades motoras fundamentais; 4) de habilidades motoras especificas do contexto; 5) habilidosa; 6) compensatória.
6 fases do desenvolvimento motor infantil
O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.
No entanto, existem alguns elementos que são “básicos” à esta evolução, destes tem-se: FATOR DESCRIÇÃO EXEMPLO Motricidade fina Utilização de pequenos grupamentos musculares Tocar piano, costurar Motricidade grossa (ou global) Utilização de grandes grupos musculares simultaneamente Arremessar, saltar Equilíbrio Base de ...
24). O desenvolvimento humano envolve três áreas do comportamento (cognitiva, afetiva e psicomotora) que quando integradas promovem o desenvolvimento harmonioso do indivíduo (LIGIA, 2002).
No que se refere especificamente a padrões fundamentais de movimento, vários estudos têm sido realizados utilizando a teoria de estágios motores em que os padrões de movimento são analisados como uma configuração total do corpo durante a execução de uma habilidade (ROBERTON, 1977).
O Desenvolvimento Motor é um componente do desenvolvimento geral do ser humano. ... Assim podemos dizer que: definir Desenvolvimento Motor como sendo o estudo das características do comportamento motor e de como estas características mudam ao longo do tempo como resultado da maturação e experiência.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
É importante também que saibamos que ao longo da vida ocorrem mudanças no desenvolvimento motor, o qual inicia-se na sua concepção (nascimento) e vai até a morte, podendo durante esse processo por fatores internos ou externos ocorrer regressões.
A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.
Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreender. ... Piaget propôs quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.
6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil
Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.
Há algumas características neste estágio: a primeira é o reflexo, na qual ela não se diferencia do mundo exterior; a segunda são as primeiras diferenciações, existe uma coordenação entre mão e boca, uma diferenciação entre pegar e sugar, surgem os primeiros sentimentos como a alegria, a tristeza, o prazer e desprazer, ...
O quadro apresenta os estágios Sensório-motor, Pensamento pré-operatório, Pensamento operatório formal, bem como as idades e capacidades de cada estágio.
Verificado por especialistas. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo se dá ao longo de quatro etapas, sendo a fase pré-operatória aquela que vai dos 2 aos 6 anos, em que a criança começa a falar e a desenvolver os símbolos/representações.