crossorigin="anonymous">
Um Data Center físico requer um conjunto de servidores configurados de acordo com a própria infraestrutura de TI da empresa (o que leva bastante tempo). A virtualização, por outro lado, permite que as aplicações sejam provisionadas de maneira muito mais ágil, otimizando a recuperação no caso de interrupções.
O uso de máquinas virtuais traz como vantagem o menor uso de servidores e, com isso, uma economia em compra de equipamentos, em sua manutenção, em energia e em refrigeração do ambiente. Também reduz custos relacionados à instalação, atualização e manutenção de servidores.
A AMD tem uma tecnologia equivalente (não há compatibilidade de uma com a outra), de nome AMD Virtualization (AMD-V). Entre os recursos oferecidos por estas tecnologias está a capacidade de facilitar o trabalho de fazer com que o processador funcione como um conjunto de chips, um para cada máquina virtual em uso.
É uma solução que particiona a capacidade do CPU, da memória, dos recursos de rede, do disco rígido e outros componentes. Ou seja, cada parte desses recursos é separada para cada uma das máquinas, chamadas de guests.