- A marcha humana é um processo de locomoção. - No ato de caminhar ou correr há um padrão básico caracterizado pelo deslocamento rítmico das partes do corpo que mantém o indivíduo em constante progresso para diante.
O ciclo da marcha é dividido em 2 FASES: FASE DE APOIO e FASE DE BALANÇO (OSCILAÇÃO). Período de tempo que o membro permanece em contato com o solo e sustenta o peso. Corresponde a 60% do ciclo da marcha. Permite que o membro inferior suporte o peso e possibilita o avanço do corpo sobre o membro que está sustentando.
- A fase de apoio é subdividida em: - 1 – Fase de toque do calcanhar (Contato Inicial); - 2 – Fase de contato (Resposta a carga); - 3 – Fase de apoio médio (Deslocamento anterior da tíbia); - 4 – Fase de saída do calcanhar (Apoio terminal); - 5 – Fase de propulsão (pré-balanço); 0 Aula Demonstrativa Page 12 ...
Passo ou comprimento do passo é a distância entre o toque de um pé no solo e o toque do outro pé no solo. Passada é a distância de um ciclo todo, ou seja, dois passos.
Pergunta 10 0,3 em 0,3 pontos Qual deve ser a proporção ideal entre a fase de apoio e a fase de balanço durante a marcha? Resposta Selecionada: c. 50% e 50%.
A fase de apoio se dá a partir do momento que o calcanhar de um pé toca o solo e termina quando o mesmo pé sai do solo, portanto, é a fase de contato com o solo.
Flexão de quadril O Iliopsoas é um músculo biarticular que atua tanto no tronco como na coxa. Psoas também atua sinergicamente com os músculos paravertebrais e cria uma força de cisalhamento anterior na região lombar, principalmente em L4 e L5.
Estes músculos apresentam grande importância na estabilização do quadril, joelho e lombar.
Os principais músculos responsáveis por este movimento são o glúteo médio, glúteo mínimo, o tensor da fáscia lata e as fibras superiores do glúteo máximo. Neste teste, evitar a rotação medial ou lateral do quadril.