As principais características da commédia dell´arte são o uso de máscaras, personagens tipos e improvisações chamadas de lazzi. O espetáculo não era, no entanto, totalmente improvisado. Havia uma sequência definida, chamada de canovaccio, no decorrer do qual os personagens incluíam seus lazzi próprios.
Os personagens que participavam da Commedia Dell'Arte eram caricaturados, tipificados, estereotipados e todos eles estavam divididos em três diferentes grupos: enamorados, patrões e criados.
Resposta: A commedia dell'arte influenciou a “comédia Erudita” dos séculos XVI ao século XVIII. Sua teatralidade extrapola os limites das convenções de sua época, com figurinos coloridos, alegria e espontaneidade nas cenas, e ainda o domínio dos personagens por cada ator e atriz emprestar sua própria vida a arte.
A Commedia dell'Arte (que se traduz como “teatro do profissional”) começou na Itália no século 16 cedo e rapidamente se espalhou por toda a Europa, criando uma influência duradoura sobre Shakespeare, Molière, Ópera, Vaudeville, Teatro Musical contemporâneo, Comédias, e Improvisação da comédia.
Suas apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Ao chegarem a cada cidade, pediam permissão para se apresentar nas suas carroças ou em pequenos palcos improvisados.
Os principais dramaturgos gregos foram: Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes.
Ésquilo (em grego: Αἰσχύλος; romaniz.: Aiskhýlos; Elêusis, c. ... 525/524 a.C. – Gela, 456/455 a.C.) foi um dramaturgo da Grécia Antiga. É reconhecido frequentemente como o pai da tragédia, e é o mais antigo dos três trágicos gregos cujas peças ainda existem (os outros são Sófocles e Eurípedes).
Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Vale lembrar que, diferente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formados por cinco pessoas importantes da aristocracia.