O grau de hiperestaticidade de uma estrutura é determinado pelo número de reações excedentes àquelas necessárias para o seu equilíbrio. ... Na determinação das reações nas estruturas isostáticas, o número de incógnitas de reação é igual ao número de equações que a Estática nos dá.
VÍNCULOS DE TERCEIRA ORDEM (ENGASTE OU APOIO FIXO): São aqueles que impedem qualquer movimento de corpo livre, imobilizando-o completamente (Figura 67).
As condições de compatibilidade entre deslocamentos e deformações são condições geo- métricas que devem ser satisfeitas para garantir que a estrutura, ao se deformar, permaneça contínua (sem vazios ou sobreposição de pontos) e compatível com seus vínculos externos.
Equações de compatibilidade em deformações Na aproximação do problema elástico, as equações de compatibilidade são equações que se cumprem-se garantem a existência de um campo de deslocamentos compatível com as deformações calculadas.
Pórtico são estruturas formadas por barras, que formam quadros entre si. Existem quatro tipos fundamentais de quadros isostáticos planos, que associados entre si, da mesma forma com que associamos vigas simples para formar vigas compostas (GERBER), formam os chamados quadros compostos.
Na arquitetura, um pórtico é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Pode se estender ao longo de uma colunata, com uma estrutura cobrindo uma passarela elevada por colunas ou fechada por paredes. ... A palavra pronau significa "diante do templo" (nau).
Para calcularmos o momento máximo, em teoria, temos que fazer a derivada da equação (-4X²+16X) e igualarmos a zero, dessa forma estamos calculando qual a posição em que a inclinação da reta é nula, em uma parábola isso só acontece em um único ponto.