Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, solto, bem drenado, com pelo menos um terço de areia grossa e cascalho. As regas devem ser esparsas, esperando o solo secar entre as regas, para evitar o apodrecimento das raízes.
O melhor é semear as sementes no local definitivo, pois as mudas são sensíveis ao transplante, mas também podem ser semeadas em pequenos vasos e outros recipientes, transplantando as mudas com bastante cuidado quando atingem de 5 a 8 cm de altura. Semeie a cerca de 0,5 cm de profundidade no solo.
A planta multiplica-se por sementes. Estas poderão ser plantadas diretamente no solo do jardim, ou em copinhos descartáveis com furos para drenagem de água. O solo do jardim, antes de receber as sementes, deverá ser revolvido e adicionado uma boa quantidade de esterco animal bem curtido.
A crista de galo é uma planta anual de verão, de inflorescências muito macias, dobradas e brilhantes, com a textura do veludo. Diz-se ainda que tem o aspecto de cérebro. Além disso, podemos adquirir variedades nas cores amarela, vermelha, rosa, creme, roxa e branca.
Coloque a planta em um vaso fundo com boa drenagem. Veja se o vaso é fundo o suficiente para que as raízes tenham espaço para crescer. ... Depois que a bananeira ficar grande o suficiente para um vaso de 30 cm, aumente o tamanho do vaso entre 10 cm e 15 cm a cada dois ou três anos.
É o mesmo procedimento para retirar mudas de bananeira. Abra uma valeta ao lado do broto até o ponto que identifique a ligação dele com o caule principal. Nesse ponto, use um facão para separar o broto e mantenha as raízes que vêm juntas para facilitar o pegamento da muda.
Pegue o Rizoma e coloque-o no buraco que você acabou de cavar, com as raízes voltadas para baixo. Ao plantar o rizoma, certifique-se de que possui 8 cm em torno de todo o vaso para que as raízes tenha espaço para crescer. Os 20% superiores de seu bulbo devem ficar expostos até que na bananeira comece a sair as folhas.
Esse processo dura de doze a 24 meses, dependendo das condições do ambiente. Depois do cacho, nenhuma folha mais nasce. Como cada uma delas dura até 180 dias, mesmo se não for cortada a bananeira seca poucos meses depois do cacho ser retirado. Há ainda outro bom motivo para dar fim à planta idosa.
De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.
Regue com frequência, mas evite encharcar. Regar pouco é uma das causas mais comuns de morte de bananeiras, mas regar em excesso faz com que a raiz apodreça. O cultivo em clima quente e sem chuva pode tornar necessário regar a planta diariamente, mas somente na superfície do solo seco, entre 1,5 a 3 cm.
Ou seja, quase 1 litro de água de uma vez, o que é muita coisa! O recomendado é que a quantidade de água seja algo em torno de 500ml por planta a cada rega, e mesmo assim essa quantidade pode variar bastante de acordo com o tamanho do vaso e das condições climáticas na estufa (temperatura e umidade).
Irrigação por gotejamento é a melhor para uma banana irrigada. Sem dúvida, o melhor sistema de irrigação para banana é o por gotejamento, que permite entregar a quantidade de água certa na hora certa, diretamente na raíz, o que permite um aproveitamento, deste precioso líquido, de, pelo menos, 90%.
Práticas simples como o espaçamento recomendado entre as plantas, limpeza da área, calagem e adubação química para recuperar o solo, adubação verde para fixação biológica de nitrogênio, desfolha e manutenção de, no máximo, três plantas por touceira contribuem para melhorar o desempenho produtivo dos bananais", comenta.
A nutrição adequada de potássio aumenta o número de frutos por planta. Aplicações de potássio distribuídas em doses pequenas e frequentes fornecem as mais elevadas respostas de produtividade, principalmente em áreas de alta pluviosidade e solos leves.
O plano de investimento prevê um desembolso inicial no valor aproximado de R$ considerando- se os itens de investimento necessários para a área de produção de 1 hectare (10.
Nas maiores densidades a produção pode chegar a 28,7 T/ha (entre 5.
O cultivo da banana, fruta rica em potássio e consumida em todo o mundo, pode render ao produtor rural um lucro de até R$ 2 mil por hectare ao mês, em Mato Grosso do Sul.