Resposta. Resposta:Foram compostos cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Apesar disso, ainda existe uma outra divisão regional, não oficial, conhecida como regiões geoeconômicas do Brasil: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
No entanto, além dessa regionalização do território nacional, existe outra divisão regional (não oficial), conhecida como regiões geoeconômicas do Brasil: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
Uma região econômica ou região económica é um tipo de divisão administrativa territorial de uma nação, que junta grupos de territórios que têm atividades econômicas, condições de vida das populações, objetivos econômicos, clima, e outros aspetos bastante similares, que é criada com o objetivo de cooperação comercial ...
Foram critérios para estabelecer a divisão do Brasil em complexos regionais: os aspectos naturais relacionados a relevo, vegetação, clima, fauna e flora e principalmente, as características socioeconômicas.
Resposta. Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos.
Existe outra forma de regionalizar o Brasil, de uma maneira que capta melhor a situação sócieconômica e as relações entre sociedade e o espaço natural. Trata-se da divisão geoeconômica do país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.
Os Complexos Regionais do Brasil ou Regiões Geoeconômicas do Brasil são uma regionalização criada pelo geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger, na década de 1960. Essa divisão levou em consideração não apenas a localização dos estados, mas seus aspectos naturais e socioeconômicos.
Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá.
Além disso, a regionalização oficial do IBGE é definida pela combinação e predominância de aspectos naturais, sociais e econômicos, enquanto a dos complexos regionais utiliza características geoeconômicas.
O Complexo Regional do Nordeste caracteriza-se por ser uma das regiões geoeconômicas mais plurais do território brasileiro. O Complexo Regional Nordestino é uma das três regiões geoeconômicas do Brasil, ao lado do Centro-sul e da Amazônia.
A divisão do Brasil em complexos regionais ou macrorregiões geoeconômicas se deu em Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essa divisão foi feita com base em critérios econômicos e de desenvolvimento dessas regiões.
Havia um total de 558 microrregiões distribuídas em 137 mesorregiões, dividindo o território das unidades federativas brasileiras e agrupando os 5 570 municípios, à época em 2017.
Por isso o IBGE procedeu-se a um detalhamento da divisão regional indentificando MESORREGIÕES geograficas que se distinguem pela estrutura produtiva e por caracteristicas marcantes do espaço natural.