Na musculação, por exemplo, o correto é expirar no momento do esforço e inspirar no retorno, como explicou o fisiologista do exercício Paulo Correia. Quando a pessoa expira, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para a realização do movimento.
Segundo Correia, na prática da musculação, a melhor forma de respiração é expirar quando se faz esforço (por exemplo, puxar peso) e inspirar no retorno do movimento. O mesmo deve ser feito durante os abdominais. Quando o atleta subir o corpo, deve expirar e, quando descer, encher o pulmão novamente.
Tomemos como exemplo o supino; quando você aproxima a barra do peito, flexionando os braços, é a fase da inspiração ou fase excêntrica; no momento da extensão dos braços, que é fase de maior força ou explosão (fase concêntrica), é a hora da expiração.
Durante um agachamento, não se deve respirar pelo peito, mas sim, pela barriga, para ajudar a estabilizar o tronco. Inspire gradualmente, com controle, enquanto se agacha. Depois, expire lentamente enquanto pressiona os calcanhares no chão e se levanta.
A respiração é uma ferramenta vital para o bom desempenho em atividades físicas. O ato de inspirar e expirar de maneira ritmada e consciente faz o oxigênio levar nutrientes para as células e auxilia a musculatura no momento dos exercícios. Por outro lado, o gás carbônico é liberado após o processo.
Durante a corrida, evite a respiração torácica: aposte na respiração diafragmática e respire profundamente, enchendo e esvaziando a barriga, como um balão. Respire pelo nariz e pela boca, mas principalmente pela boca, para garantir o aporte de oxigênio necessário.
Para treinar a “respiração correta”, pratique em casa, em repouso ou antes de iniciar uma sessão de caminhada esportiva.
O diafragma é o músculo respiratório mais forte e dá estabilidade ao seu abdômen durante os execícios. Os intercostais expandem sua caixa torácica para aumentar a absorção de oxigênio. O padrão de respiração correto durante o repouso inclui utilizar seu diafragma para encher seu abdômen de ar.
Para que haja uma melhora de energia e emagrecimento, é fundamental incluir em sua nova dieta alimentos como banana, vitamina de frutas com leite, aveia, granola, torradas, queijo (do tipo cottage ou cream cheese), iogurte e Whey Protein.
Alguns alimentos recomendáveis para se comer antes da corrida de manhã
As fontes ideais comuns incluem frutas, vegetais, aveia, arroz integral, batata-doce, batatas brancas, feijão e a maioria dos grãos integrais. A refeição pós-exercício é essencial para a construção de músculos.
Dois dias antes da prova, aumente o consumo de carboidratos e líquidos
Cuidados para a corrida no dia do TAF.
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a sigla, o Teste de Aptidão Física é uma das etapas dos concursos de ingresso. ... O objetivo principal do teste é avaliar a capacidade física de cada indivíduo que está se candidatando àquelas vagas.