Por fim, o impacto do tabelamento, aliado às variações no diesel, representou redução de 571 mil empregos. O estudo da CNI corrobora a expectativa inicial que a tabela afetaria negativamente toda a economia, resultando menos renda, menos emprego e mais inflação.
Alguns efeitos do congelamento de preços: 1-‐ controle inflacionário, nos meses seguintes ao congelamento; 2-‐ muitos empresários e produtores rurais resolveram não colocar seus produtos à venda pelos preços tabelados, pois os lucros eram baixos.
Entre os efeitos do plano, a retenção de produtos pelos empresários causando desabastecimento de alguns produtos, a troca da moeda, a pequena melhora da distribuição de renda no período de queda inflacionária e o posterior retorno da inflação elevada.
Se houvesse uma lei que impedisse o ajuste no preço, pouca gente acharia lucrativo trazer carne de outros locais, e os consumidores continuariam com a demanda alta. O resultado disso é o desabastecimento. Outra consequência de políticas de controle de preços é o florescimento de mercados negros.
José Sarney
O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.
As medidas do Plano Cruzado Houve a extinção do cruzeiro e a criação de uma nova moeda, o cruzado. A correção monetária foi extinta e foram congeladas as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN).
Porque o Confisco da Poupança foi realizado A intenção de Collor e sua equipe econômica era restringir os fluxos de dinheiro para controlar a inflação. Ele planejava realizar uma desmonetização ordenada e lenta da economia, para colocar os preços de volta a um patamar normal.
A restrição ocorreria por 18 meses. Neste período, todo aquele que teve os recursos confiscados, permaneceria com no máximo 50 mil cruzados na conta. O restante do dinheiro sequestrado seria devolvido 1 ano e meio depois, pago em 12 parcelas mensais com correção de juros de 6% ao ano.
Segundo historiadores e economistas, o Plano Collor "roubou" da população, por meio do confisco, mais de R$ 100 bilhões e retirou de circulação mais de 80% do dinheiro do país.
O Plano Collor foi um conjunto de medidas econômicas adotadas pelo governo de Fernando Collor de Mello (1990 – 1992). Este pacote econômico tinha o objetivo de controlar a hiperinflação da época, que chegou a 1.
Verão: 4,09818 (para contas com aniversário na primeira quinzena do mês de janeiro de 1989) Collor I: 0,03* (saldo na data-base da conta em abril de 1990) Collor II: 0,0014, para contas com data-base em janeiro de 1991, desde que não façam aniversário nos dias 1 ou 2 de janeiro.
Três pontos foram então apresentados como base do programa: 1) uma reforma fiscal com o objetivo de permitir, já no ano de 1990, uma reversão das contas do setor público da ordem de 10% do PIB, objetivando-se uma conversão de um déficit operacional previsto para 8% do PIB em um superávit operacional de 2% do PIB; 2) ...
Quais das medidas abaixo podem ser atribuídas ao governo Collor? a) Estabelecimento do Plano Cruzado com adoção de nova moeda, o cruzado, e o congelamento de preços e salários.
No final de 1990, o Plano Collor começou a dar sinais de fraqueza. O brasileiro voltava a ser massacrado com a alta dos preços e a falta de emprego. O governo, então, resolveu lançar, em 31 de janeiro do ano seguinte, um novo pacote econômico, que ficou conhecido como Plano Collor II.
Conjunto de medidas econômicas destinadas a controlar a inflação lançadas em 14 de janeiro de 1989 pelo então ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. O Plano Verão foi a terceira tentativa de combate à inflação empreendida pelo governo José Sarney (1985-1990).
O Plano Verão ficou assim conhecido quando entrou em prática em 15 de janeiro de 1989, cerca de um ano e meio após o Plano Bresser. Comandado pelo ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, foi um plano econômico para um período mais curto onde foi extinta a URP da medida anterior e houve um novo congelamento de preços.
Nome pelo qual ficou conhecido o conjunto de medidas econômicas lançado pelo ministro da Fazenda Luís Carlos Bresser Pereira em 12 de junho de 1987 com o objetivo de conter a inflação. ... Entre fevereiro e novembro de 1986 o congelamento de preços instituído pelo plano reduziu a 1% a taxa mensal de inflação.
Todas as pessoas que tinham caderneta de poupança com aniversário entre 1 a 15 de Janeiro de 1989 e que mantiveram saldo na conta até a remuneração de Fevereiro. (Para você saber o aniversário da sua poupança verifique no extrato a data de entrada dos rendimentos ou dia de abertura da conta no banco.)
O cálculo deve ser elaborado seguindo os passos abaixo:
Na hora da declaração, lembre-se que as correções referentes aos expurgos inflacionários são isentas, desde que sejam referentes às correções de poupança. Já os valores pagos a título de honorários advocatícios devem ser informados no código 60 da ficha “Pagamentos Efetuados".
Os clientes de bancos que se esqueceram de contas antigas, que não foram recadastradas, têm até o dia 31 de dezembro deste ano para reclamar os valores. Para isso, eles precisam encontrar algum documento que identifique o número da conta, a agência bancária e o nome do banco.