É um curso de pós-graduação lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Assim, uma especialização confere um certificado de especialista, enquanto outras pós-graduações, como mestrado e doutorado, atribuem os títulos de mestre e doutor, respectivamente.
12 pós-graduações mais procuradas nas áreas das Ciências Biológicas
Trabalho de um biólogo e o mercado de atuação
O biólogo estuda todos os tipos de formas de vida, desde a macroscópica até a microscópica. Faz pesquisas sobre a evolução, a origem, o funcionamento e a estrutura dos organismos vivos.
O biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. ... Como biólogo, é possível realizar o trabalho de catalogação de espécies, educação ambiental, técnicas de sustentabilidade e perícias ambientais.
O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.
Contribuição para a preservação do planeta Em diversas áreas contempladas pela Biologia está a preocupação com o meio ambiente e a ação direta para impedir que a atividade humana acabe com o planeta em que vivemos. A atuação do biólogo, portanto, ajuda diretamente a preservação ambiental.
Elaboração de mapas; estudo e análise de questões sociais, econômicas e ambientais; desenvolvimento de bancos de dados geográficos; elaboração de estatísticas populacionais; criação de planejamentos urbanos e estratégias que evitem ou diminuam impactos ambientais. ...
Verificado por especialistas O objeto principal de estudo da Química são os elementos que compõem todo o nosso Universo. ... Espera-se compreender melhor como as substâncias se comportam e, como consequência macroscópica, como o Universo se comporta!
Apesar de sua complexidade, certos conceitos unificadores a consolidam em um campo único e coerente. A biologia reconhece a célula como a unidade básica da vida, os genes como a unidade básica da hereditariedade e a evolução como o motor que impulsiona a origem e extinção das espécies.
Resposta. A seleção natural é um processo no qual o ambiente (fatores bióticos e abióticos)exercem pressão sobre os organismos, onde apenas os mais aptos vão sobreviver e produzir descendentes, então diz-se que os que sobrevivem são os selecionados, pois apresentam as características favoráveis para isso.
O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.
É o caso de certos animais que são menos predados, pois, por seleção natural, passam a ter uma coloração que os torna imperceptíveis no meio, combinando seu padrão de cor com o do ambiente: cascas de árvores, cor da areia galhos e folhas, por exemplo.