Significado de Cibercultura Condição social influenciada pelo uso contínuo de computadores, para a comunicação, diversão ou negócios.
Mitchell (Mitchell, 2003), o termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.
Cibercultura é a cultura que surgiu a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone e o tablet) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada ...
O que existe na cibercultura é uma reconfiguração infocomunicacional e não o fim da cultura de massa. ... Esses são os três princípios básicos para uma compreensão das recombinações em jogo na cultura contemporânea: emissão, conexão, reconfiguração – recombinações que vêm da liberação da emissão, do princípio de conexão.
Porque a internet une pessoas dos mais diversos backgrounds e faz com que elas tenham acesso a uma série de conhecimentos, nasceu a palavra cibercultura. ... Também podemos dizer que os padrões de interação entre pessoas, particulares à Internet, ajudam-nos a construir um novo modelo de sociedade.
Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc.
Cibercultura e o impacto na sociedade. Os avanços tecnológicos moldam todos os costumes sociais, criam novas perspectivas em diversas áreas e modificam muitos hábitos humanos. ... Toda essa evolução é produto do próprio avanço do conhecimento humano e suas descobertas, logo, apresenta fatores positivos e negativos.
A cibercultura contribui para a transformação de muitos hábitos e processos sociais, desde a linguagem até segmentos voltados ao interesse público.
“A cibercultura mantém a universalidade ao mesmo tempo em que dissolve a totalidade. Corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja - e quanto!
A cibercultura também se faz presente na educação por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas. As interfaces da Web 2.
A cibercultura começou a se fazer presente na vida das pessoas comuns, já na década de 80, com a introdução dos microcomputadores pessoais e portáteis. As telas dos computadores estabeleceram uma interface entre a eletricidade biológica e tecnológica, e entre o utilizador e as redes.
Foi em 1984, quando William Gibson criou a expressão. O escritor américo-canadense de ficção especulativa e um dos percursores da Teoria da Comunicação, utilizou o termo ciberespaço em seu livro Neuromancer para se referir a um espaço virtual que era composto por cada computador e usuário conectado em uma rede mundial.
Origem. O termo ciberespaço foi criado em 1984 por William Gibson, um escritor norte-americano que mudou-se para o Canadá, que usou o termo em seu livro de ficção científica, Neuromancer.
A cultura virtual é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação através de computadores, a indústria do entretenimento e ocomércio eletrônico.
A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores. Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital.
Velocidade, constante mutação e globalização, essas são as características que definem a cultura digital.”
A facilidade de compra e pagamento de contas, ato que até 20 anos atrás era feito somente nas agências bancárias ou caixas eletrônicos hoje pode ser feito de maneira rápida, introduzindo o indivíduo nessa cultura virtual do real.
O mundo tem milhões de pessoas pertencentes a diversas origens culturais. Essas pessoas têm diferentes crenças, hábitos alimentares, formas de arte e valores. Quando uma pessoa diz que sua cultura é superior a outras, ela é indubitavelmente culturalmente tendenciosa. ...
Assim, a cultura digital se faz cada vez mais presente também no meio educacional, auxiliando as instituições de ensino na formação integral dos estudantes. ... Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e aproximá-lo da realidade de cada estudante, por meio das tecnologias aplicadas ao currículo escolar.
Capacitação. Capacitações profissionais são inevitáveis no processo de transformação digital. Para acompanhar o ritmo é preciso estimular uma cultura digital que envolve toda liderança (técnica ou não), estratégia e cultura.
Os recursos digitais imprimem novas marcas à prática pedagógica para além de quadro e giz. ... É fato que os computadores, a Internet, as redes sem fio, os celulares e tantas outras mídias digitais adentraram nosso cotidiano, mudando a forma como vivemos em sociedade.
A cultura digital é uma das 10 competências gerais presentes na BNCC a serem desenvolvidas na educação básica. Ela justifica o papel essencial da tecnologia para o ser humano e estabelece que o estudante precisa ter domínio do universo digital.
Ou seja: qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade e pode ser criado a partir de ferramentas gratuitas e intuitivas como o Canvas e o meme mania.
Um dos principais benefícios da cultura digital na escola é a possibilidade de o estudante estar em rede, participar de comunidades de aprendizagem e não ficar isolado, restrito à sala de aula.
A princípio , assim como na revolução industrial o uso de máquinas foi fundamental para a produção em massa nas fábricas. Além disso , cada setor deve contar com auxílio psicológico para que seja possível relacionar o trabalho tecnológico com a vida pessoal. ...
A internet revolucionou nossa forma de comunicação e relacionamento social. A internet trouxe benefícios na utilização das tecnologias com fácil acesso ao conhecimento, na colaboração entre as pessoas e organizações, na inclusão social, e na criação de valores. ...