# 8 2 Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para o ensino, para a reprovação, para a correção, para o treinamento da justiça.”
Isaías 54:13 instrui: “E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante.” Quem melhor para ensinar as crianças do que os seus pais? Oferecer-lhes as boas dádivas do conhecimento, dos mandamentos, costumes, como orar, servir, ler e trabalhar.
1. Gênesis 2:24. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. A cumplicidade entre o marido e a esposa é algo que dá segurança aos filhos.
1. Como criança, através da obediência e submissão. Veja Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo”. Veja também em Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.
Seja respeitoso. Ser obediente inclui respeitar os pais, honrando as ideias deles sobre o que é melhor para você e demonstrando que você acha importante ouvi-los. Escute quando eles falarem e responda quando perguntado. Não os ignore em público.
O mandamento foi pura e simplesmente: “honra a teu pai e tua mãe”. Honrar é muito mais do que obedecer. É apoiar, não criticar e nutrir um profundo respeito por aqueles a quem Deus conferiu a autoridade sagrada de pai e mãe.
Honrar é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que por exemplo nossos pais ocupam. A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição.
A ferida de um pai ausente: como superar
Estabelecendo limites entre os seus pais e a sua vida. Pense bem sobre a possibilidade de cortar completamente o contato. Pode ser muito difícil “se divorciar” de uma mãe ou um pai tóxico mas, em alguns casos, cortar o contato de vez é essencial para a sua felicidade e saúde mental.
Dessa forma, busque se declarar, mesmo que isso não resolva os problemas. Declare-se buscando a satisfação de fazer isso e não espere algo em troca. Caso seja impossível fazer essa declaração pessoalmente, escreva. Mesmo para aqueles que o desprezo do pai impediu que os conhecesse, escreva para ele.
Quando o relacionamento entre pais e filhos é difícil, como agir?
De forma calma e respeitosa, informe-o que ele está exagerando e que deve parar. Se o pai realmente quiser obedecer às delimitações impostas, ele dará espaço a você. Utilizar uma linguagem mais descontraída pode ser uma maneira eficaz de lidar com indivíduos controladores.
Se perceber algo que gera um comportamento tóxico dos seus pais, converse a respeito. As crianças aprendem quais abordagens funcionam e não funcionam rapidamente, mas é fundamental reconhecer que há um problema de comunicação. Não fazer nada também não ajuda. Na verdade, só piora as coisas.
Converse com eles.
Mas só porque não há uma medida universalmente certa. Os pais medianamente chatos sabem que os filhos estão a crescer e que isso implica que às vezes tenham de dizer “Larga-me da mão. ... Sabem que não são os melhores amigos dos filhos mas não sofrem por isso. O seu papel é outro – o de cuidadores.
Como lidar com pessoas ignorantes
Como bloquear as relações tóxicas em família?