Mioma e Infertilidade Assim, miomas que estão localizados no endométrio, local de implantação do embrião, podem comprometer a fertilidade e devem ser operados. São chamados de miomas submucosos. Essa localização do mioma, no endométrio, pode estar relacionada com sintomas como aumento do fluxo menstrual e cólicas.
Mioma pediculado: são tumores subserosos que crescem e acabam se destacando do útero, ficando presos por um fino cordão, chamado de pedículo. O mioma pediculado pode crescer para dentro da cavidade uterina ou para fora do útero. 4. Mioma intramural: são tumores que crescem dentro da parede muscular do útero.
Miomas Pedunculados: os miomas subserosos ou submucosos podem crescer de maneira a ficarem prezos apenas por um pedículo, sendo então chamados de pedículados. Quando o mioma pediculado cresce até se exteriorizar pelo canal cervical e vagina (como no trajeto do parto normal), ele é chamado de mioma parido.
A endometriose altera a anatomia do aparelho reprodutor feminino. “A aderência do tecido endometrial a outros órgãos pode fazer com que o útero mude de lugar, de modo que o espermatozoide não consiga chegar onde precisa”, esclarece a ginecologista Bárbara Murayama, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
Diferente do que se possa pensar, a endometriose não é um impeditivo para seguir normalmente com uma gravidez. É certo que essa inflamação do endométrio pode comprometer a capacidade reprodutiva da mulher, mas a partir do momento que ela consegue engravidar, a gestação segue sem problemas.