Mesmo não instalando um regime socialista, a Revolução de 1848 teve grande importância para que uma nova polarização política ganhasse vida. A partir daquele momento, as lutas entre burguesia e proletariado seriam vigentes em diversas nações da Europa.
A Revolução de 1848 na França foi o estopim que incendiou a Europa, incentivando movimentos favoráveis à unidade nacional nos estados italianos e alemães. A agitação reinava há muitos meses em Berlim quando chegou a notícia dos acontecimentos de Paris.
“As Revoluções liberais foram uma resposta ao Congresso de Viena.” Elas ocorreram por toda a Europa com mais ou menos o mesmo perfil da Revolução Francesa, mas em menor escala. Determinou uma disputa pelo poder entre absolutismo e liberalismo e conflitos entre a burguesia e a nobreza.
Revolução de 1848 (vulgarmente conhecido como Primavera de Nações ou Primavera dos Povos), cujo relativo sucesso significava o fim dos poderes autoritários até então exercidos pelos absolutistas da Santa Aliança na política interna dos países da Europa.
Na verdade, duas "ondas revolucionárias" varreram a Europa na primeira metade do século XIX. A primeira foi a de Napoleão, que derrubou, temporariamente, monarquias e fez com que todos os países europeus, em maior ou menor grau, tivessem de adotar medidas liberais para a economia.
Denomina-se revolução francesa de 1848 aos eventos revolucionários que encerraram a Monarquia de Julho (1830-1848) e levaram à criação da Segunda República Francesa. ... Em 2 de dezembro de 1848, Luís Napoleão foi eleito presidente da Segunda República, em grande parte com apoio camponês.
As principais potenciais imperialistas envolvidas no conflito (Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, com Itália e França ocupando um papel secundários) buscavam conquistar a hegemonia do capitalismo e impor uma nova ordem, não apenas aos paises sub-desenvolvidos, mas também aos industrializados.
4 (UNIFOR CE/2000) Quanto aos movimentos liberais ocorridos na Europa no século XIX, pode-se afirmar que a Revolução de 1848: a) resultou das lutas sociais que vinham se desenvolvendo em todo continente, influenciadas pelas ideias socialistas.
AS REVOLUÇÕES LIBERAIS. As revoluções do século XIX tiveram como tônica principal o binômio liberalismo e nacionalismo. ... O desejo nacionalista de constituir organizações políticas autônomas comprometeria o poder destes Estados.
Através da divisão dos séculos, o século I compreende o período do ano 01 até o ano 100; o século II corresponde ao período do ano 101 até o ano 200, e o século III vai do ano 201 até o ano 300. O século atual é o XXI, ele começou no dia 1° de 2001 e vai acabar em 31 de dezembro de 2100.