O diagnóstico da falta de cálcio no corpo é feito através de um exame de sangue convencional, no entanto, para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea.
Exames para medir o nível de cálcio no corpo “Para saber o nível de cálcio no corpo, podem ser solicitados exames de sangue e de urina.
O cálcio sérico é mantido dentro dos limites fisiológicos pela ação combinada do paratormônio e vitamina D, por meio de seus efeitos sobre os ossos, intestinos e rins. O cálcio ionizado representa a porção fisiologicamente ativa do cálcio sérico (total) e corresponde à metade do cálcio total.
No entanto, quando os níveis de cálcio elevam excessivamente, ficando acima de 12 mg/dl, pode provocar sintomas como prisão de ventre, aumento da quantidade de urina, sonolência, fadiga, dor de cabeça, arritmias e, até, coma.
Hipercalciúria – Pedras nos rins O sistema digestivo, os ossos, os rins e os hormônios (sistema endócrino) podem afetar os níveis de cálcio na urina, portanto, há muitas causas possíveis. Em muitos casos, a causa direta é desconhecida.
Tratamento de Hipercalcemia
A presença de níveis elevados de cálcio pode ser causada por um problema nas glândulas paratireoides ou na dieta, câncer ou distúrbios que afetam os ossos. No início, a pessoa tem problemas digestivos, sente sede e pode urinar muito, mas se for grave, a hipercalcemia dá origem à confusão e acaba levando ao coma.