Na classificação das rochas ígneas da International Union de Geological Sciences (IUGS), o feldspato é dividido em dois grupos: o feldspato alcalino e o feldspato plagioclásio. Os feldspatos alcalinos incluem ortoclásio, microclina, sanidina, anortoclásio e os de duas fases misturadas entre si, chamadas de pertitas.
O Feldspato é uma pedra que faz com que as coisas progridam e que nos alerta sobre o dever de levar a sério a evolução espiritual. O feldspato explora as implicações mais profundas de uma decisão e possibilita um resultado proveitoso sobre ela.
É o grupo dos silicatos mais importante volumetricamente, uma vez que os minerais mais comuns deste grupo (feldspatos e quartzo), perfazem cerca de 63% do volume ocupado pela crosta terrestre.
Feldspato é o termo empregado para denominar um grupo de minerais constituídos de aluminossilicatos de potássio, sódio e cálcio.
O grupo de minerais mica inclui diversos minerais proximamente relacionados, do grupo dos filossilicatos, que têm a divisão basal altamente perfeita. ... A palavra "mica" pensa-se ser derivada do latim micare, significando brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral (especial quando em escalas pequenas).
Feldspato (formula química (K, Na Ca) (Si, Al)4 O8) (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre.
O feldspato possui dureza 6, deixa um traço branco e pode apresentar variadas cores e brilhos. Ele forma duas superfícies de clivagem quando partido; as superfícies são lisas e formam entre si ângulos retos ou próximo deste valor. Se o mineral descasca quando é arranhado, trata-se provavelmente de mica.
Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.
As rochas sedimentares acumulam-se em planaltos na crosta terrestre, tendo sido geralmente , conhecido como fundos marinhos, cobrindo cerca de 75% da superfície terrestre e 90% dos leitos marinhos, correspondendo ainda a 5% do volume da Terra. ... As rochas sedimentares são um dos três grupos de rochas.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
A rocha se transforma em solo com a ação de do intemperismo, que é a soma do tempo, clima, tipo de rocha. o intemperismo pode ser dividido em dois, o intemperismo físico e o químico.
Pode-se afirmar que seus processos de formação são diferenciados, haja vista que as rochas apresentam características diferentes. Entretanto, sabe-se que diante de rochas metamórficas, por exemplo, sua formação pode durar até trÊs mil anos.
“Existem vários relógios atômicos usados para medir a idade das rochas, um dos mais comuns é o que utiliza o carbono 14. ... De acordo com o geólogo, métodos como o que utiliza o carbono 14 ou o potássio-argônio fazem uma datação absoluta, ou seja, revelam a idade das rochas em anos.
As magmáticas ou ígneas surgem a partir da solidificação de materiais fundidos (antigas rochas terrestres), como, por exemplo, lavas vulcânicas. Existem também as rochas sedimentares, que resultam do acúmulo de diversos sedimentos, como areia de praia e argila.