Resposta. Resposta: Literatura de viagem. Literatura de viagem, também referida como literatura odepórica (do grego antigo ὁδοιπορικός: "viagens"), é um gênero literário que consiste geralmente em uma narrativa acerca das experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante seu percurso.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). ... Além da literatura de informação, o movimento quinhentista é formado pela Literatura de Catequese, escrito pelos jesuítas.
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
8 dicas para melhorar seus relatos de viagem e contar histórias inesquecíveis
As Viagens de Gulliver
Dividida em quatro partes, as viagens de Gulliver percorrem diferentes territórios, cada um deles marcados por peculiaridades e peripécias improváveis.
A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput (o nome dos países pode variar conforme a tradução). Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades.
adjetivo Muito pequeno; pequeníssimo. [Figurado] Sem grandeza de espírito; mesquinho, medíocre. Etimologia (origem da palavra liliputiano). A palavra liliputiano deriva de Lilipute, terra imaginária habitada por pessoas de minúscula estatura, do romance Viagens de Gulliver, do escritor inglês Jonathan Swift.
Descobriu que estava numa terra de gigantes, Brobdingnag. ... Em Brobdingnag a razão era o motivo da obediência das leis, e não a força. As leis eram sumárias, não poderiam ultrapassar vinte e duas palavras, isto é, o equivalente o número de letras do alfabeto.