Auguste Comte considera o Positivismo como a fase final da evolução da maneira como as ideias humanas são percebidas. O Positivismo tem por base teórica a observação, ou seja, toda especulação acrítica, toda metafísica e toda teologia devem ser descartadas.
Auguste Comte julgava a Sociologia, ciência que estuda o comportamento da sociedade, tão positiva quanto qualquer outra. ... Assim, a sociologia criada por Comte possui um caráter científico para o estudo dos fenômenos sociais, tal como era realizado com outros fenômenos: astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos.
O Positivismo é uma doutrina altruísta, científica e industrial, que tem como papel incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas, e em todas as incursões interplanetárias, a serem executadas pelo homem, sempre mantendo o equilíbrio ecológico, fruto direto do amor ao ...
Resposta: Cientismo ou cientificismo é a inclinação intelectual ou conceito filosófico da matriz do positivismo. Afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de realidade (religião, filosofia, metafísica, etc.) da humanidade, porque é a única que pode propor a prática e a prática Habilidade.