3206
CFOP 1206 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte. 1206 - Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes de prestações de serviços de transporte.
CT-e de Anulação: Para que seja possível gerar o CTe de anulação, é necessário que o tomador do serviço emita uma declaração de anulação de serviços, mencionando número, valor e data de emissão do CT-e original, bem como o motivo da anulação deste documento.
Caso tenha sido emitida Carta de Correção Eletrônica relativa a determinado CT-e, nos termos da cláusula décima sexta, este não poderá ser cancelado. Os Conhecimentos de Transporte autorizados na versão 1.
O CTe pode ser cancelado antes de iniciar a prestação de serviço de transporte. Basta gerar um arquivo XML específico para isso e solicitar a autorização da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). O prazo para o cancelamento do CTe é de 7 dias. Cada pedido de cancelamento deve corresponder a um único CTe.
Ao obter o CTE, uma empresa de transporte facilita a fiscalização dos seus serviços. A partir da assinatura eletrônica do emitente, o documento passa a ter validade jurídica e é recebido e autorizado pelo Fisco.
Após receber a autorização da SEFAZ, o cancelamento do documento poderá ser realizado através do seu sistema de emissão de CTe. O emitente deverá transmitir o cancelamento do CTe como evento, no prazo de 15 dias.
Cancelamento de MDFe: Outra alteração proposta pelo MDFe 3.
Regras para poder fazer a Recusa de CT-e Somente o Tomador com o seu certificado digital poderá utilizar este serviço; Prazo máximo de 45 dias após a data de autorização; O CT-e não pode estar Cancelado ou Denegado; Verificar se o CT-e possui CT-e de Substituição e/ou Anulação associado.
O prazo para realizar esse cancelamento é até o 14º (décimo quarto) dia do mês subsequente ao de emissão do documento original. Vale lembrar que, caso o CTe já tenha um Manifesto Eletrônico de Documentos (MDF-e) vinculado, é preciso providenciar a anulação desse documento também.
Regra: o MDF-e só pode ser cancelado até 24h depois de autorizado pela Sefaz, desde que ainda não tenha ocorrido a operação de transporte. O cancelamento de MDF-e é utilizado quando há a necessidade de alterar informações do próprio documento.
Entende-se como encerramento do MDF-e o ato de informar ao fisco, através de Web Service de registro de eventos o fim de sua vigência, que poderá ocorrer pelo término do trajeto acobertado ou pela alteração das informações do MDF-e através da emissão de um novo.
Na tela “Gerenciar MDF-e” selecione o MDF-e que deseja excluir e acione o botão “Excluir”. O sistema permitirá a exclusão de MDF-e seja qual for a situação do mesmo: Digitado, Validado, Assinado, Rejeitado, Autorizado, Cancelado e Encerrado. O sistema apresentará uma tela com uma mensagem importante.
24 horas
Como posso cancelar um MDFe? Primeiro, para cancelar um MDFe, é preciso estar atento ao prazo. Você pode cancelá-lo em até 24h após a emissão, caso o transporte não tenha começado.
Conforme Nota Técnica 2013/004 não é permitido o cancelamento para MDFe que foi autorizado a mais de 24 horas. Para casos que se passou o prazo de cancelamento deve-se finalizar o Manifesto expirado e emitir um novo MDF-e para o Conhecimento em questão.
Para a empresa encerrar seu MDF-e, deverá consumir o Webservice de eventos e efetuar o encerramento com a chave de acesso e o protocolo de autorização. Vale lembrar que na rejeição retornará a chave de acesso e protocolo de autorização do MDF-e mais antigo que está causando o bloqueio.
O cancelamento em cada software é de uma forma diferente, porém, há alguns passos que podem ser seguidos:
Como é feito o cancelamento de nota fiscal eletrônica fora do prazo. ... Acesse o menu Vendas e, em seguida, Notas Fiscais de Produtos. Localize a Nota Fiscal que deseja cancelar e clique no botão cancelar da nota correspondente. Preencha o motivo do cancelamento e então basta selecionar a opção Enviar cancelamento.
Principais motivos de cancelamento de NFe:
O prazo para cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica é 24 horas. Após esse prazo, o sistema permite o cancelamento até 480 horas da data de autorização de uso da NFe, porém a empresa fica sujeita a autuação conforme Decreto artigo 527 Inciso IV item z1, do RICMS/SP.
São quatro etapas:
Você tem um prazo de 168 horas (7 dias) para cancelar nota fiscal. Se você transmitiu a nota fiscal às 8 horas da manhã do dia 2, por exemplo, terá até as 8 horas da manhã do dia 9 para efetuar o cancelamento. Se todos os itens estiverem ok, a nota fiscal eletrônica pode ser cancelada.