28.
Resposta. É a velocidade minima que um corpo sem propulsão própria necessita para "escapar" do campo gravitacional de um planeta, para não ficar preso nele ou em órbita. ´Para fins de curiosidade, a velocidade de escape da um buraco negro é maior do que a velocidade da luz, devido a sua intensa atração gravitacional.
Lista de velocidades de escape
A velocidade de escape relaciona-se com a massa (M) do planeta ou estrela de onde se quer escapar, com o raio (R) desse planeta e com a constante de gravitação universal (G), que possui valor de 6,67 x 10 -11 N.m2/kg2. ... Assim, para um corpo muito ou pouco massivo, a velocidade de escape será a mesma.
. 0,313 m/s²
Temos como resultado que o raio da órbita é 42 164 km. Subtraindo-se o raio aproximado da terra que é 6 378 km, fornece finalmente a altitude do satélite, que é de 35 786 km. A velocidade orbital (o quão rápido voa o satélite pelo espaço) é calculado multiplicando-se a velocidade angular pelo raio da órbita.
Considerando um ponto no equador (R = 6.
A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.
Resposta. Resposta: Considerando um ponto no equador (R = 6.
A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites. A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.